São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro "Os 101 Dálmatas" exibe mundo pelos olhos dos cães

FERNANDA RAVAGNANI
DA REDAÇÃO

Se a anunciada estréia do filme "Os 101 Dálmatas" -prevista para hoje nos EUA- pode provocar nos fãs do desenho o medo de que seu encanto seja quebrado, o lançamento da tradução da história que deu origem ao filme e ao desenho só tem a acrescentar.
A Disney teve faro. Cinco anos após o lançamento do livro na Inglaterra (1956), já produzia o cultuado desenho.
O potencial da história era evidente: o que pode ser mais rico em imagens que 97 filhotinhos de dálmatas juntos? E uma vilã que tem metade do cabelo preto e metade branco (Cruela, interpretada no filme por Glenn Close)?
O livro, que a Marco Zero lança no início de dezembro, tem tudo para agradar, principalmente às crianças. A autora inglesa Dodie Smith usa fina ironia para descrever o mundo humano pelos olhos de um cachorro.
O casal de dálmatas possui um casal de donos de estimação e gosta de levá-los para passear. Pongo (o dálmata-pai) entende muito bem a linguagem do homem (ele havia devorado uma edição de Shakespeare).
O maior mérito do livro -que não aparece no desenho- é a sua "caninidade".
O leitor aprende que, para dar à luz, a cadela escolhe um local em que se sinta segura; que as pintas dos dálmatas só aparecem depois de duas semanas de vida; que não seria possível para uma cadela amamentar 15 filhotes sem ficar esgotada fisicamente.
Nesse ponto que aparecem dois dálmatas ignorados pelo desenho: Perdita, a ama-de-leite dos filhotes, e seu "marido".
Algumas cenas foram incompreensivelmente excluídas do desenho, como o jantar apimentado de Cruela.
A destruição de suas tão amadas peles seria bem politicamente correta -se isso existisse em 1961. O cabelo da vilã passando a branco e verde e a transformação do cativeiro em nova morada dos 101 dálmatas (97 filhotes mais os dois casais) seriam imperdíveis.

Livro: Os 101 Dálmatas
Autor: Dodie Smith
Tradução: Ligia Helena Vargas da Silva
Preço: R$ 14 (141 págs.)

Texto Anterior: UMA CARTA INÉDITA
Próximo Texto: Livro recolhe estereótipos da época de Lupicínio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.