São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Madre Teresa não quer mais exames, diz médicos

Prêmio Nobel da Paz de 1979 deseja 'morrer como pobres'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Madre Teresa de Calcutá pediu para não ser mais submetida a exames médicos e disse que queria morrer como os pobres, afirmou um de seus médicos.
Em entrevista ao jornal "The Times of India", A. B. Bardhan, um dos médicos de madre Teresa, disse que a religiosa "não vê razão" em ser submetida a tratamentos aos quais os pobres da Índia não têm acesso.
S. K. Sen, outro membro da equipe médica, afirmou que ela havia autorizado qualquer procedimento "considerado necessário".
Madre Teresa, 86, foi transferida ontem para o Centro de Investigação do Coração M. Birla, em Calcutá (Índia), para ser submetida a uma análise mais detalhada de seus vasos sanguíneos, o que implica uma intervenção cirúrgica.
Cirurgia
Os médicos ainda não determinaram a data da intervenção, mas disseram que ela pode ocorrer amanhã.
Segundo o médico Tarun Praharaj, resta decidir se se fará uma angioplastia ou uma angiografia.
O primeiro consiste na investigação das artérias pela introdução de um cateter nos vasos sanguíneos com um pequeno ponto de luz na ponta.
O angiografia é introdução de um tubo até o coração e a injeção de um líquido opaco, que dará contraste às imagens captadas por meio de raios X.
A religiosa foi hospitalizada na última sexta no hospital Woodlands de Calcutá (Índia) com problemas de arritmia no ventrículo esquerdo do coração (cavidade cardíaca que bombeia sangue para a artéria aorta).
Esta é a sua terceira hospitalização em quatro meses.
Madre Teresa de Calcutá fundou a ordem das Missionárias da Caridade em 1950, uma entidade assistencial.
Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz por suas atividades em favor dos pobres.

Texto Anterior: Líder da luta antifumo nos EUA deixa cargo; Estudos apontam para síndrome do Golfo; Egito desmonta palácio de Luxor para 'reforma'; EUA aprovam remédio para mal de Alzheimer; John Major rejeita acordo de paz com IRA; Madre Teresa pede fim de tratamento
Próximo Texto: "Bibi" visita colônia e promete expansão; Termina a 1ª fase do depoimento de O. J.; Líder da luta antifumo nos EUA deixa cargo; Egito desmonta palácio de Luxor para 'reforma'; John Major rejeita acordo de paz com IRA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.