São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo mantém apoio a nome lançado por confederações

Eleição para presidência da entidade está prevista para hoje

MARCIO AITH
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Ministros do governo confirmaram ontem às confederações empresariais (indústria, agricultura, transportes e comércio) que o Palácio do Planalto vai manter o acordo feito com elas e apoiar Pio Guerra Júnior para a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A eleição está prevista para a manhã de hoje. Guerra Júnior é diretor da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e disputa a presidência do conselho com o atual titular do cargo, o empresário Guilherme Afif Domingos.
O apoio do governo a Guerra Júnior foi confirmado pelo ministro Clóvis Carvalho (Casa Civil) ao presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), senador Fernando Bezerra (PMDB-RN).
O governo controla 6 dos 13 votos que decidem a eleição dentro do conselho do Sebrae. Como cada candidato também tem direito a um voto, aquele que tiver o apoio do governo se elege.
Afif enviou ontem um grupo de microempresários para pedir aos presidentes do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), que fizessem gestões para que os representantes do governo no Sebrae pedissem a suspensão das eleições na entidade.
Os microempresários usaram um argumento jurídico que pareceu não sensibilizar os dois.
Disseram que uma lei de 1990 deu a entidades de microempresários o direto a três vagas no colégio eleitoral do Sebrae. Essas vagas não foram criadas, segundo os microempresários, por pressão das confederações empresariais.

Texto Anterior: PF faz acareação com principais executivos do Nacional no Rio
Próximo Texto: Emendas vão tentar evitar privatização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.