São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corte simula julgamento internacional de massacres

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os massacres de sem-terra em Corumbiara (RO), em agosto de 1995, e Eldorado do Carajás (PA), em abril último, serão julgados hoje por um tribunal internacional simulado.
Como jurados participarão o escritor português José Saramago, o conselheiro de direitos humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) Phillipe Texier e o religioso francês André Jacques, do Conselho Mundial de Igrejas.
O objetivo do tribunal é pressionar as autoridades brasileiras contra a impunidade dos PMs e fazendeiros envolvidos com as mortes, segundo o deputado Hélio Bicudo (PT-SP), da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
A comissão é responsável pela promoção do evento, juntamente com o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O tribunal tem o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República e do Fórum Nacional Contra Violência no Campo.
O escritor José Saramago disse que o mundo vive hoje um período de indiferença e de hipocrisia em relação aos crimes contra os direitos humanos.

Texto Anterior: Uma mudança polêmica
Próximo Texto: Título agrário pode ser excluído de MP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.