São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandela vai romper relação com Taiwan

África do Sul vai se ligar à China

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A África do Sul anunciou ontem que, a partir de 1997, romperá ligações com Taiwan a fim de atá-las com a China.
O presidente Nelson Mandela disse em Johannesburgo que continuar as relações com Taiwan seria "incompatível com o papel do nosso país nos assuntos internacionais".
A África do Sul é o mais importante dos 30 países que reconhecem Taiwan. A maioria dos outros 29 são pequenos países da África e da América Central.
O ministro do Exterior de Taiwan, Peter Cheng, lamentou a "decisão hostil". Cheng acredita que ela pode ser revertida. Taiwan teme que outros países da África assumam posições semelhantes.
É impossível manter relações diplomáticas simultâneas com Taiwan e com a China. Taiwan se pretende a única representante do povo chinês. A República Popular da China, o regime comunista vizinho, também. A China encara a ilha de Taiwan como um território rebelde.

Texto Anterior: Argélia revisa Constituição
Próximo Texto: Acusado de espionar se declara inocente; Colonos judeus se reúnem com Arafat; Defeito em airbag mata menina nos EUA; Avião militar com 19 a bordo cai na Sibéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.