São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova Câmara destitui Parlamento de Belarus

Reforma de prédio expulsaria deputados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O grupo que formou uma Câmara de Deputados paralela em Belarus (ex-URSS) decretou ontem o fim do Soviete Supremo, órgão que servia como Parlamento.
Desafiados pelos cerca de 60 deputados que ainda ocupam o prédio do antigo Soviete, os parlamentares que apóiam o presidente Alexander Lukachenko decidiram tentar tirá-los de lá promovendo uma reforma no edifício.
Foi aprovada ontem a formação da nova Câmara de Deputados, com 110 cadeiras, de acordo com o projeto de Constituição aprovado em referendo no domingo.
O projeto amplia os poderes do presidente e causou um pedido de impeachment que foi suspenso.
Os outros 12 deputados que declaram apoio ao presidente "ficarão com alguma coisa para fazer", segundo Lukachenko. O presidente vai assinar a nova Constituição em uma cerimônia hoje.
O Conselho da Europa declarou ontem o antigo Parlamento ainda válido, o referendo, ilegal e disse que a nova Constituição "não tem os padrões mínimos de uma democracia".

Texto Anterior: Grevistas franceses endurecem protesto
Próximo Texto: Colômbia cede a guerrilha e decide retirar tropas de área
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.