São Paulo, sexta-feira, 29 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bayer diz que suspendeu venda do produto em AL

XS
DO ENVIADO ESPECIAL

A Bayer, responsável pela fabricação do agrotóxico Tamaron, decidiu retirar este mês o produto do mercado de Arapiraca.
O motivo foi o alto índice de suicídio com o produto, que tem o seu nome associado na região a este tipo de ocorrência.
O Tamaron está sendo substituído por outro chamado Confidor, definido pelos técnicos da Bayer como menos tóxico.
"Achamos por bem retirar de circulação", disse Gottfried Stutzerjr, gerente da área de registro e desenvolvimento da empresa.
Segundo o representante da Bayer, existem apenas especulações e não comprovações científicas de que o Tamaron provoque estado depressivo, a ponto de levar agricultores a cometer o suicídio.
Stutzerjr lembra também que nas áreas de cultura de fumo, como Alagoas e o Sul do país, não é utilizado apenas o agrotóxico da Bayer: "Existem mais sete empresas com produtos similares".
O gerente de Desenvolvimento de Produto da Sandoz (fabricante do Sofirex), José Erasmo Soares, disse que não existe nenhuma evidência de que o agrotóxico possa causar depressão. Ele vê outras razões.
"As pessoas que trabalham no campo têm deficiência alimentar e também bebem muito, com isso são muito fracas", diz Soares.
Para Soares, não se pode culpar o agrotóxico pelos suicídios.

A preocupação com o uso de agrotóxicos em Arapiraca levou a Câmara de Vereadores a aprovar uma lei específica sobre o controle destes produtos no município.
A lei tenta disciplinar as condições de armazenamento e proibir o uso e o acesso em larga escala dos agrotóxicos mais perigosos.
Na prática, porém, tem sido difícil o cumprimento destas regras. Compra-se os produtos com muita facilidade e sem receita.
Na semana passada, por exemplo, a Folha constatou a existência de Tamaron nas lojas de produtos agrícolas da cidade de Arapiraca.

Texto Anterior: Agricultor esconde agrotóxico na terra
Próximo Texto: Guia de empresa admite risco neurológico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.