São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copacabana tem o pior ar, diz medição

Greenpeace mede poluição no Rio

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Copacabana, na zona sul do Rio, obteve o pior resultado no levantamento sobre poluição do ar feito pelo grupo ambientalista Greenpeace em seis regiões da cidade nos últimos dez dias.
O monóxido de carbono e os resíduos de fumaça negra originada por motores a diesel foram os maiores responsáveis por esse resultado. Copacabana acabou apresentando índices 100% maiores que a média aceitável na Europa.
As medições foram feitas pelo Laboratório Móvel de Poluição do Ar, o Greenpeace AirBus. Foram monitoradas dez substâncias, como os hidrocarbonetos, que são cancerígenos, e tiveram resultados preocupantes.
Baseado em suas próprias medições, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente contesta os índices e apresenta outros resultados. Segundo a secretaria, não há poluição do ar em níveis críticos no Rio.
O sistema de medição da secretaria é feito por tubos de ensaio com reagentes químicos fixados em postes durante 21 dias, em 40 pontos da cidade. O AirBus agora irá para a Argentina.

Texto Anterior: Cirurgias são transmitidas a telão
Próximo Texto: Um mês depois, indenização não foi paga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.