São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábrica da Coca-Cola expande produção

Unidade pode ser maior do mundo

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em dezembro, uma fábrica do grupo Panamco Spal, localizada em Jundiaí (SP), deverá engarrafar o equivalente a 100 milhões de litros de Coca-Cola, um volume suficiente para encher 44 piscinas olímpicas.
Em outubro, a produção foi de 60 milhões de litros; em novembro, houve um aumento de cerca de 20% e em dezembro a fábrica deverá operar em plena capacidade para atender o aumento da demanda, que cresce muito no verão.
Se for confirmada essa previsão, a fábrica de Jundiaí ocupará em dezembro o posto de maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo, já que as fábricas localizadas no Hemisfério Norte diminuem sua produção durante o inverno, informou ontem Alejandro Jimenez, presidente da Panamco.
O grupo Panamco, que tem sede administrativa no México e ações na Bolsa de Valores de Nova York, planeja investir cerca de US$ 70 milhões no Brasil em 97, sendo que parte dos recursos serão usados para ampliar a capacidade de produção dessa fábrica.
A intenção do grupo é transformar a unidade de Jundiaí na maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo de forma permanente. Hoje, a fábrica com maior capacidade de produção localiza-se em Wakefield, na Inglaterra, segundo informações do grupo Coca-Cola.
Com negócios no México, Colômbia e Costa Rica, a Panamco é responsável por 4% do mercado mundial da Coca-Cola. Este ano, as vendas do grupo nos quatro países em que atua deverão crescer cerca de 10%. Para 97, a previsão é de expansão entre 8% e 9%.
As vendas do grupo no mercado brasileiro ficaram um pouco abaixo da meta para este ano: esperava-se 15%, mas a expansão deve ser próxima de 10%, segundo Jorge Giganti, presidente executivo da Panamco Spal, o nome do grupo no Brasil.
O desempenho relativamente tímido da economia no primeiro semestre e o tempo -dias mais frios do que a média em outubro e novembro- são as razões para o desempenho abaixo do esperado.

Texto Anterior: Supermercados esperam vendas em alta com 13º
Próximo Texto: Até fundo de curto prazo dá ganho real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.