São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engenheiro cuida da Lotus na AL

Mattos acumula milhagem em viagens

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O engenheiro eletrônico carioca Márcio Mattos, 44, comanda há dois anos 15 escritórios da multinacional americana de informática Lotus na América Latina. Seu poder vai do México à Argentina, passando pelo Caribe e Brasil.
Com escritório em Miami, Mattos acumula currículo aéreo digno de um executivo em tempos de globalização: 1,3 milhão de milhas em cinco anos.
Para chegar ao atual posto, de vice-presidente da Lotus para a América Latina, ele diz que foi fundamental a facilidade de se adaptar, especialmente por trabalhar com informática, área em que tudo muda rápido.
"A maleabilidade brasileira dá recursos para resolver os problemas que aparecem."
Ele diz que o executivo brasileiro também tem muito a aprender com os americanos, que têm visão de longo prazo, fruto da convivência com ambientes econômicos estáveis.
"O americano sempre olha longe e trabalha com organização para alcançar suas metas."
Vida pessoal
Mas nem tudo é fácil no dia-a-dia de um profissional "globalizado". A distância da família nesses dois anos -no caso, das filhas adolescentes que ficaram no Brasil- é o outro lado dessa história.
"Não há dúvida de que administrar a vida pessoal fica complicado, mas, como o meu relacionamento com minhas filhas é muito bom, conseguimos superar as dificuldades."
A estabilização da economia brasileira e a crise no México, para sorte do executivo, ajudaram a amenizar esse problema.
Com o mercado nacional ganhando importância, Mattos pode, hoje em dia, passar pelo menos um terço do seu tempo no Brasil, o mesmo que em Miami. Quando não está no Brasil nem em Miami, acumula ainda mais milhas de vôo.

Texto Anterior: Brasileiro é eleito 'chairman' da Alcoa
Próximo Texto: Sadia volta a lucrar e sai atrás de dólares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.