São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisa de Vênus; 14-Bis; Claudio Nucci; Rosana; Jonas Dutra; Giselle Martine

PAS

Camisa de Vênus
"Quem É Você?" (PolyGram) é a volta do Camisa de Vênus, uma das bandas pioneiras da safra 80 do rock nacional. O som, apesar de mudanças de formação no grupo, é tal e qual foi no passado. Assim, são muitas as referências ao rock'n'roll original -e a Raul Seixas. Junto, vem aquela tendência do líder Marcelo Nova ao messianismo e uma versão retrô de "Don't Let Me Be Misunderstood", dos Animals. Tudo muito competente.

14-Bis
Algo parecido acontece com os mineiros do 14-Bis, que voltam com "Siga o Sol" (Velas). Quem foi fã dos moços deve ficar mais ainda: saem, em geral, os vocais em coro à moda de "Linda Juventude" (83), e a simplicidade de arranjos e composições é adotada como regra. O CD oscila entre (poucos) altos -"Cidadela"- e (muitos) baixos -a beatice de "Contos do Amor", corais em "Bandeiras". Tudo muito Clube da Esquina.

Claudio Nucci
Falando em Minas Gerais e 14-Bis, havia também o Boca Livre, lembra? Pois é, o cantor Claudio Nucci volta com o grupo Nós & Voz em "Ê Boi" (Atração), que começa com um berrante. De prosaico que era no Boca Livre, Nucci se transmuta em autêntico rupestre, confundindo-se com sertanejos e pantaneiros (Sérgio Reis, Almir Sater...). Nem temas de Patativa do Assaré, Tom Jobim e Dorival Caymmi salvam o CD da pasmaceira.

Rosana
Ela também voltou. Não mais "como uma deusa", mas agora francamente perua. O forte de "Vende Peixe-se" (tem graça esse título?) são as fotos de Rosana meio drag queen circundada por poodles (!), godzillas (!!) e leões-marinhos (!!!). A música também mudou -Celso Fonseca inseriu a mais pasteurizada roupagem dance em funks, raps e baladas sem sal. Uma vantagem: não há nenhuma "Como uma Deusa" em potencial.

Jonas Dutra
O rock rural voltou. Jonas Dutra, em cujo currículo consta um encontro com Paulo Coelho, soa como Sá & Guarabira em "Serra Jacutinga", um dos temas de seu CD. Um violão de aço aparece cá, guizos e pau-de-chuva estão acolá. Em poucas faixas consegue fazer um pop legalzinho, com baixo estilingando, breques e metais. O resto é lixo: tem blues (quem ainda tem saco?) e temas românticos à Tunai/Sergio Natureza.
(PV)

Giselle Martine
Mais uma cantora de MPB na linha Olivia Byington chega ao CD. Arranjos com cordas e pianos excessivos põem a perder "Na Rua, na Chuva, na Fazenda" (Hyldon, outra vez) e "Jardim da Fantasia" (Paulinho Pedra Azul). Chico Buarque dá uma força vertendo para o português uma do cubano Silvio Rodriguez e aparecendo em fotos. O pior são as tentativas pop, como "Bem ou Mal" -típico "pop" feito por músico de MPB de estúdio.
(PV)

Texto Anterior: Thaíde e DJ Hum solidificam o rap brasileiro em novo CD
Próximo Texto: Os CDs mais vendidos da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.