São Paulo, terça-feira, 3 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thaíde e DJ Hum solidificam o rap brasileiro em novo CD

CAMILO ROCHA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pois é, o rapper Thaíde e o DJ Hum já chegam no quinto disco. É difícil crer que há menos de dez anos atrás muita gente menosprezava o rap nacional, considerando-o um fato passageiro.
Hoje, o rap tem raízes sólidas fincadas na periferia de muitas cidades brasileiras, faz o gosto de boa parcela de ouvintes classe média e já produziu fenômenos de projeção nacional como os Racionais MCs.
"Preste Atenção" traz a volta dos pioneiros do rap nacional. Apropriadamente, é maduro, bem produzido e traz mensagens incisivas, porém positivas. Como cabe aos mentores de uma cena.
A dupla sabe que já passou da idade de posar de maus e de fazer barulho só para impressionar. As levadas são sofisticadas, os samples bem escolhidos ("Sr. Tempo Bom" faz ótimo uso de "Mr. Big Stuff", de Lynn Collins) e as letras vêm imbuídas de autoridade e experiência.
O que não significa que Thaíde e DJ Hum tenham perdido o ataque. Ouça a vigorosa "Máquina de Vacilar" ou os scratches de "DJ Hum nos Toca-Discos".
Seria fácil comparar desfavoravelmente este disco com produções americanas. Só que, amparados por milhões, Snoop, Ice Cube e cia. só conseguem passar idéias fracas: niilismo e arrogância.
Enquanto isso, Thaíde e DJ Hum, com seu orçamento de terceiro mundo, estão falando coisas que qualquer um que mora no Capão Redondo, São Mateus ou Brasilândia entende muito bem.
Afinal, servir de mídia para setores excluídos foi o uso mais subversivo e importante que o hip hop pós-Public Enemy mostrou que podia ter.
(CR)

Disco: Preste Atenção
Artista: Thaíde & DJ Hum
Gravadora: Eldorado
Preço: R$ 18, em média

Texto Anterior: CD de remixes de Cypress Hill economiza experimentalismo
Próximo Texto: Camisa de Vênus; 14-Bis; Claudio Nucci; Rosana; Jonas Dutra; Giselle Martine
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.