São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996 |
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Estados mudam para reduzir repetência
DANIELA FALCÃO
Cerca de 130 escolas -a maioria localizada na zona rural- servirão de piloto para que a experiência possa ser estendida a outros municípios, a partir de 1998. Sergipe é o único Estado nordestino que não adotará o sistema em 1997. No sistema modular, o currículo é dividido em blocos de conteúdo (módulos). As crianças só passam de um bloco para outro após dominar os conteúdos apresentados -cada uma em seu próprio ritmo. Não há possibilidade de o aluno ter de repetir todo o conteúdo de um ano caso seja reprovado, como acontece no sistema tradicional. Modelo colombiano A experiência brasileira se baseará na Escola Nova da Colômbia, que adotou o sistema há 18 anos. Segundo Vicky Colbert, uma das idealizadoras do projeto colombiano, ao perceber que o aluno está com dificuldades em um módulo, o professor tem mais facilidade de descobrir a origem do problema e sanar as falhas. O sistema modular é ideal para escolas rurais, porque a maioria das classes é multisseriada (em que alunos de séries diferentes têm o mesmo professor). Nessas escolas, os professores já estão acostumados a ensinar alunos que estão em níveis de aprendizado diferentes. Há 51,4 mil escolas multisseriadas no Nordeste, que têm 1,2 milhão de alunos. A implantação do sistema modular nos Estados nordestinos será custeada pelo Projeto Nordeste -acordo entre o Banco Mundial e o Ministério da Educação, que prevê o investimento de R$ 736 milhões em educação fundamental até 1998. O projeto já confeccionou material didático (livros de português, matemática, estudos sociais e ciências) para as 130 escolas que adotarão o sistema modular. Segundo Vicky Colbert, a repetência e a evasão caíram muito desde que o país adotou o sistema. A evasão no sistema modular também é menor do que no tradicional, porque os alunos podem interromper o aprendizado e depois retomar do ponto em que pararam. Isso facilita a vida das crianças que são obrigadas a interromper os estudos para ajudar os pais na colheita. Levantamento feito pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) constatou que a evasão nas escolas que adotaram o sistema modular na Colômbia é de 0,7%. Nas tradicionais, a evasão na 4ª série pula para 7,9%. Texto Anterior: "Fundão" pode ser votado hoje Próximo Texto: Sistema modular tem resultado excelente no DF Índice |
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