São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

"Mulher de 40 é sopa no mel", diz Roberto Carlos

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Assista ao especial, ouça o disco e vá ao show. O final do ano traz uma "overdose" de Roberto Carlos -além do tradicional especial que a TV Globo deve levar ao ar dia 21 e do 39º disco, o cantor apresenta por duas semanas em São Paulo seu show "Amor".
O "Rei" continua buscando novas formas para falar de seu tema preferido -o amor. Como as pessoas já se conhecem e até namoram via Internet, Roberto foi questionado pela Folha se pretendia fazer uma canção sobre esse tema.
"Pode ser até que pinte alguma coisa. Mas nunca parei para pensar nisso, não. Eu acredito em amor de qualquer forma, por carta, computador, telefone, Teletrim, todas essas coisas", diz, aos risos.
"Quem acredita em amor, acredita por todas as formas de comunicação", afirma, mais a sério, um Roberto cheio de planos para 97.
Entre eles, um disco de clássicos em espanhol e outro acústico, baseado no sucesso que "Sua Estupidez" e "Detalhes", músicas que ele canta só com violão e voz, têm feito no show.
Mas novidades na carreira de Roberto, 55, como cinema, novos discos e revelar novos cantores por seu selo Amigo Records, são adiadas por absoluta falta de tempo.
O cantor tem feito, nos últimos dois anos, entre 80 e 120 shows por ano. "O prazer de subir ao palco é sempre maior. Cada vez curto mais, me emociono mais. É um lugar especialíssimo."
Por isso, fica sem tempo até de ouvir música. "Mas tenho ouvido rádio na medida do possível. O pagode, o 'Tchan' e, logicamente, os sertanejos", diz. "Principalmente Chitãozinho e Xororó, que fizeram sucesso com a mesma música de Bryan Adams", referindo-se a "Have You Ever Really Loved a Woman", do cantor americano.
Ainda sobre outros cantores, falou sobre o fato de não ter gravado "Se Eu Quiser Falar Com Deus", que Gilberto Gil teria feito para ele.
"Não gravei justamente pelo tipo de letra. Gil não está exatamente falando de Deus. Ali está simbolizando, de certa forma. Não é a forma como gosto de falar."
Em entrevista à imprensa anteontem, o cantor falou até de temas que raramente aborda, como política. Um repórter disse que se surpreendeu no último "Domingão do Faustão", quando ele teria defendido a reeleição de FHC.
Roberto reagiu: "Não defendi a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. Defendi a reeleição. A reeleição de um presidente com que as pessoas estejam satisfeitos e que queiram que ele continue".
O cantor nega uma intenção mercadológica quando faz músicas para tipos de mulher -neste ano resolveu homenagear as maduras, com "Mulher de 40".
"Não fiz pensando no tamanho do mercado. Não sei quantas mulheres de 40 existem no Brasil. Quando descobrir, vou jogar essa informação no show", brinca.
O novo disco, com tiragem de 1 milhão de cópias, traz ainda o blues "Quando Digo que Te Amo" e a religiosa "O Terço".
Para o início do ano, está prevista uma temporada do show "Amor" no Nordeste. Mas, voltando a falar das mulheres de que ele fala nos discos, afirma: "Mulher baixinha, gordinha de óculos e com 40 anos é sopa no mel".

Show: Amor Artista: Roberto Carlos
Onde: Olympia (rua Clélia, 1.527, Lapa, zona oeste, tel. 011/252-6255)
Quando: estréia amanhã, às 20h30; sex e sáb, às 22h30, e dom, às 20h30; até dia 15
Quanto: R$ 30 a R$ 110

LEIA MAIS sobre Roberto Carlos à pág. 4-10

Próximo Texto: Postura é de cafajeste musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.