São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MTV mostra o maior dos festivais de rock

LÚCIO RIBEIRO
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

Dados os parâmetros, estabelecem-se as comparações. Apenas quatro dias depois da realização do Close Up Planet, a MTV mostra um especial sobre a edição 96 do Reading Festival, um dos principais eventos do rock do planeta, que aconteceu há três meses na cidade inglesa de Reading.
O programa, último da série "Todos os Festivais do Mundo", vai ao ar hoje, às 23h15, e foi produzido pela MTV brasileira. Em pouco mais de meia hora intercalando cenas de shows e entrevistas, o apresentador Fábio Massari revela com quantas guitarras se faz um grande festival de rock.
O grupo punk californiano Social Distortion abre o especial com uma versão fora de controle de "Under My Thumb", dos Stones. Seguem-se cenas das apresentações de bandas como Ash, Posies, Salad, Garbage, Rare, Rage Against the Machine.
O especial do Reading traz ainda a última apresentação ao vivo dos ingleses do Stone Roses. O grupo acabaria semanas depois. Na tela, o vocalista Ian Brown canta, visivelmente desinteressado, a clássica "I Wanna Be Adored", do primeiro álbum da banda.
O programa fecha com trechos dos shows do Sonic Youth e do insano Rocket from the Crypt, principal representante da cena musical de San Diego (EUA).
Close Up Planet
Pela proximidade das datas, é inevitável tecer comparações entre o programa da MTV sobre o Reading Festival e o "nosso" Close Up Planet, que aconteceu sexta e sábado últimos no Rio e em SP.
Vendido ao público como o "Lollapalooza brasileiro", o Close Up Planet mostrou-se distante do patamar dos principais festivais do mundo, como o evento americano ou mesmo os britânicos Phoenix e Reading, o dinamarquês Roskild, o de Berlim, o da Suíça.
Mesmo sendo uma interessante e bem-vinda tentativa de colocar o Brasil na rota dos grandes festivais, o Close Up tem nas comparações o principal obstáculo.
O Reading, que a MTV mostra hoje, reuniu entre três palcos cerca de 45 mil pessoas, em cada um de seus três dias de duração, para ver 112 bandas. O Close Up versão SP mobilizou 19 mil pessoas, diante de um palco, nove bandas, por um dia. Há uma diferença a ser tirada.

Programa: Todos os Festivais do Mundo - Especial Reading Festival
Apresentação: Fábio Massari
Onde: MTV
Quando: hoje, às 23h15; reapresentações na sexta, às 0h30, sábado, às 22h, e segunda (dia 9), às 23h15

Texto Anterior: TRECHOS
Próximo Texto: 'Quero comprar mais 30 quadros brasileiros'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.