São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Menino' é um esquecido

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Qual o motivo da celebridade de "O Menino dos Cabelos Verdes"? O filme que a TNT exibe às 4h10 da madrugada de quinta em parte acompanha a história de seu autor, Joseph Losey.
Losey foi acusado pelo Comitê de Atividades Antiamericanas do Senado -principal instrumento da "caça às bruxas"- e, com a carreira inviabilizada em Hollywood (exceto na hipótese de se tornar delator), partiu para a Inglaterra, onde realizou o essencial de sua obra.
A história diz respeito a um menino cujos cabelos começam a se tornar verdes. Isso determina o surgimento de uma série de sentimentos em relação ao garoto. Há curiosidade e inveja, mas há, sobretudo, hostilidade e a maneira como o garoto se libera dela.
O filme já foi visto como fábula anti-racista. Ou como estímulo à resistência contra a "caça às bruxas". Depois se tornou um esquecido, em parte por estar superada a situação política da época.
Talvez hoje "O Menino dos Cabelos Verdes" possa ser visto de outra forma: o garoto de Losey é a diferença, o outro, tudo aquilo cuja existência nos recusamos a aceitar.
Significado à parte, o filme tem uma classe e uma angústia muito reais. Talvez não se goste, mas ninguém dirá que é vulgar.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: "Tempo doido" nos afasta do Primeiro Mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.