São Paulo, quarta-feira, 4 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria das empresas utiliza a Internet

DA REDAÇÃO

A maioria das empresas consultadas tem acesso à Internet.
O destaque é na área de serviços -bancos, consultorias, agências de publicidade etc.-, em que 71% das companhias já estão ligadas à rede mundial de computadores.
Apesar do interesse, o uso efetivo da Internet ainda não está completamente espalhado pelas diversas áreas das empresas.
As principais áreas conectadas são informática (50%), comercial (27%) e diretorias e/ou gerências (18%). Além disso, a Internet ainda funciona principalmente como meio de comunicação ou fonte para pesquisas.
Poucas empresas utilizam a rede como ferramenta de marketing ou elo com seus clientes e fornecedores, instalando página própria na Internet. Como é comum, o correio eletrônico é o serviço mais utilizado, com 35% das citações.
Afinal, é uma forma de comunicação garantida entre departamentos ou colaboradores e serve também para consultas a pessoas fora da empresa.
Em seguida, aparece a pesquisa (junto com consulta a dados e leitura de jornais), com 23%. Consultas outras têm menos importância: viagens a home pages ficam com 4% e verificações de cotações no mercado financeiro, com 3%.
Depois, uma longa lista de usos aparece com os mesmos 2% de citações. Nessa vala comum, o destaque vai para atualizações de software via rede e consulta a suporte.
Poucas são as empresas com página própria na Internet, apresentando a sua "cara eletrônica" para o mundo: 21% das companhias consultadas pelo Datafolha têm endereço na rede.
Mesmo assim, a maioria está internética há pouco tempo. O maior número de sites (62%) entrou no ar nos últimos seis meses. O número de veteranos no espaço informático, com páginas há mais de um ano, é pequeno: só 6% das consultadas.
A pesquisa mostrou ainda que os provedores de acesso -empresas que oferecem o serviço de ligação à Internet- são pouco conhecidos. Do total, 14% das empresas não souberam ou não lembraram o nome do provedor. O provedor mais citado, a IBM/GSI, teve 10% das menções.

Texto Anterior: HP e Xerox conseguem as notas mais altas
Próximo Texto: Supermáquinas combinam elegância e velocidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.