São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura não intensificará limpeza

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo prevendo um aumento da produção de lixo domiciliar em São Paulo neste final de ano, a prefeitura não vai intensificar a limpeza dos cerca de 350 mil bueiros.
Os técnicos não acreditam que os pontos de alagamento verificados anteontem tenham sido causados pelo lixo espalhado pelas ruas.
O diretor do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana), Paulo Gomes Machado, 75, informou que a tendência é aumentar a quantidade de lixo produzido nos bairros residenciais por causa do Natal e Ano Novo. "Mas estamos adaptados para suportar um aumento da demanda", afirmou.
O assessor de Obras e Serviços da SAR (Secretaria das Administrações Regionais), Tunanobu Furuya, 57, afirmou que o ritmo da limpeza dos bueiros será o de rotina.
Para ele, os pontos de alagamento não têm relação com o lixo espalhado. "A rua enche de água porque as galerias pluviais não foram projetadas para um aumento do volume de água, o que ocorre hoje por causa da maior impermeabilização do solo."
Clara Maltchik Garcia, gerente de uma lanchonete na rua Haddock Lobo (Jardins), discorda da opinião dos técnicos da prefeitura.
Para ela, as chuvas de anteontem 'a noite espalharam lixo por todos os lados. "A rua virou um rio. O problema é que os bueiros daqui estão sempre entupidos. Eles nunca são limpos", diz.
Alagamentos
As chuvas de anteontem à noite provocaram vários pontos de alagamentos na cidade e prejudicaram o trânsito.
Em alguns trechos, como nas avenidas do Estado, Ricardo Jafet, 23 de Maio e na praça 14 Bis, os alagamentos não permitiram o fluxo dos veículos.
Vários carros quebrados e pequenas colisões pararam o trânsito na ligação leste-oeste e no início da Radial Leste. Às 23h, ainda havia lentidão nessas vias.
As chuvas ainda causaram falta de energia elétrica em trechos do Itaim Bibi, Morumbi, Ibirapuera, Vila Leopoldina e Butantã. Parte de Santo André (Grande São Paulo) também ficou às escuras.
No final da tarde de ontem, quando choveu forte em algumas regiões da cidade, houve falta de energia em trechos de Itaquera, São Mateus, Guaianazes, Vila Talarico, Anhembi, Perus e Jardim Peri. O problema atingiu também parte de Guarulhos e Barueri, na Grande São Paulo.
A Defesa Civil Municipal atendeu 25 ocorrências, mas não houve registro de vítimas.

Texto Anterior: Suspeitos de crime em SP são detidos
Próximo Texto: Contratação será emergencial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.