São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enchentes vão se repetir, diz secretário

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem desassoreamento há nove meses, o rio Tietê vai apresentar durante este verão os mesmos pontos crônicos de alagamento sobre as pistas da marginal, admite o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Hugo Marques da Rosa.
Segundo ele, a situação do rio é semelhante à dos anos passados -com grande quantidade de areia e detritos trazidos por seus principais afluentes.
Desassorear é retirar esse material do leito do rio para aumentar sua capacidade de armazenamento de água.
"Vamos viver neste verão os mesmos problemas das chuvas na marginal Tietê", afirma Rosa.
O governo estuda a contratação de empresas em caráter emergencial para retirar parte do detrito ainda este mês. Mas o plano definitivo, afirma Rosa, só começará a ser implantado no ano que vem, depois da época das chuvas.
O novo projeto de desassoreamento do Tietê, que vai permitir o uso na construção civil da areia que for retirada do rio, deve produzir um economia de 80% aos cofres públicos, segundo os cálculos do governo.
"A idéia é reutilizar a maior parte da areia retirada, que antes era dispensada e distribuída em aterros", explica Rosa. A venda do material também renderia ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), aumentando o faturamento do governo.

LEIA MAIS sobre o projeto de desassoreamento na página 3

Texto Anterior: MEC amplia prazo para o fundão
Próximo Texto: Para polícia, parapsicóloga é ligada a tráfico de crianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.