São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat ameaça liderança da Volkswagen

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fiat ameaça a liderança da Volks na venda de automóveis.
A rede Volkswagen vendeu no mês passado 41.739 unidades, apenas 280 a mais do que a Fiat (41.459). A Volks ficou com 32,3% do mercado. A Fiat, com 32,1%.
A disputa se acirrou por causa da queda das vendas da Volks em novembro. Os revendedores da marca comercializaram 5.000 carros a menos do que em outubro. A Fiat manteve o mesmo desempenho -41 mil unidades vendidas.
Com as vendas em baixa, o estoque das concessionárias Volkswagen bateu recorde: 40 mil automóveis e comerciais leves, suficientes para 23 dias de negócios.
"É uma estupidez", diz Paulo Pires Simões, presidente da Assobrav (associação dos revendedores Volks), que divulga o número.
A fábrica diz que estoque das revendas é de 33.600 unidades. Simões contesta. "Quem disser que é menos está mentindo."
O presidente da Assobrav culpa a fábrica pelo resultado. Segundo ele, existem três razões para o mau desempenho: 1) preços superiores aos dos concorrentes; 2) produção de carros "muito equipados" e pouca oferta de modelos básicos; 3) atraso no lançamento de novos modelos, como Gol e Parati quatro portas.
O Gol ainda é o carro mais vendido (28.560 unidades), seguido pelo Palio, da Fiat (25.242).
Mas entre os "populares", o Palio 1.0 superou o Gol e assumiu a liderança.

Texto Anterior: Câmara autoriza contrato temporário
Próximo Texto: Demel assume presidência em julho de 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.