São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

BC altera faixa de variação do dólar

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado ajustou ontem sua expectativa de desvalorização do real em relação ao dólar nos primeiros meses de 97. A variação cambial mensal caiu de 0,70%, na terça-feira, para 0,68% ontem.
O cálculo leva em conta a diferença entre a cotação do dólar no mercado à vista e as cotações da moeda norte-americana para entrega futura da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros).
O ajuste reflete principalmente dois fatos. Primeiro, o resultado do leilão de spread realizado na manhã de ontem pelo BC. Com ele, o Banco Central redefiniu o piso e o teto da minibanda.
Agora as cotações do dólar comercial para pronta entrega podem oscilar no intervalo de R$ 1,0335 a R$ 1,0385.
O novo intervalo de variação da moeda norte-americana confirmou as expectativas do mercado, o que fez algumas cotações do dólar para entrega futura recuarem.
No fechamento do dia, as cotações na BM&F embutiam uma variação do câmbio próxima de 0,68% ao mês. Até terça, a estimativa era que o câmbio fosse corrigido em média em 0,70% ao mês.
A Bolsa de Nova York abriu ontem com forte tendência de baixa, causada pela enxurrada de ordens de venda iniciada na última meia hora do pregão de terça-feira.
Com a alta dos preços nos dias anteriores, alguns investidores optaram por realizar o lucro, vendendo suas ações, enquanto que outras ordens de venda eram dadas automaticamente pelos programas de computador.
Vale do Rio Doce
O desempenho das ações da Vale negociadas na Bovespa pode ser considerado fraco no ano. Valorizaram muito menos que a média das ações mais procuradas.
Enquanto o Ibovespa valorizou 58% desde o início do ano, a Vale do Rio Doce PN valorizou 8,16%.
Analistas recomendam cautela com o papel, já que o processo de privatização da empresa ainda está sujeito à conjuntura política.
Julius Buchenrode, diretor da corretora Unibanco, concorda com essa avaliação e considera que por esse motivo o papel ficou "abandonado" durante o ano.
"Os investidores preferiram outras 'blue chips', onde as coisas estavam já definidas. E a Vale acabou ficando defasada."

Com agências internacionais

Texto Anterior: Sistema "S" deverá receber compensações do governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.