São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para poucos e bons

CARLOS SARLI

Lei no pescoço compõe o traje com um calção. O equipamento é uma gun, prancha de surfe adequada para ondas grandes, idealmente a que será usada na competição.
Assim, os 33 convidados remam até a linha de arrebentação, sentam-se nas pranchas e, de mãos dadas, formam um grande círculo flutuante. Em seguida, tiram os colares de flores e depositam sobre a água.
Esse é o ponto alto da cerimônia de início do período de espera do The Quiksilver in Memory of Eddie Aikau, que tem lugar em Waimea Bay, Havaí, hoje.
Campeonato de surfe singular, reúne uma elite de big riders, dispostos a enfrentar as ondas da baía quando o swell passar dos 20 pés, algo como um prédio de três andares, pelos padrões havaianos.
O evento é uma homenagem a Eddie, homem do mar, frequentador assíduo das paredes de água de Waimea, como surfista e salva-vidas.
Ele desapareceu em alto-mar em 78, quando saiu remando em busca de resgate para a tripulação do Hokule's, embarcação que simulava uma viagem dos ancestrais havaianos.
Anualmente, o campeonato é programado, mas, devido às exigências com o tamanho das ondas, foi realizado apenas duas vezes, em 86 e 90. No ano passado, teve início e foi interrompido.
Os 33 convidados são divididos em três baterias de 11, que entram na água por duas vezes. A soma das três ou quatro melhores notas das duas baterias define o campeão, que leva o maior prêmio do surfe mundial, US$ 50 mil.
Entre os convidados a mostrar coragem e talento estão os campeões mundiais Tom Curren, Tom Carroll, Derek Ho e Kelly Slater, além de Brock Little, Sunny Garcia, Laird Hamilton. Nenhum brasileiro aparece nem mesmo na lista alternativa, composta por outros 33 surfistas, para cobrir eventuais ausências.

Texto Anterior: Os galos tecem a manhã do futebol
Próximo Texto: Havaí; Windsurfe; Trecking
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.