São Paulo, quinta-feira, 5 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Mercado de trabalho

Salário médio*
Não há piso. Em média os salários variam de R$ 500 a RS 25 mil

Área de atuação
setores financeiro, planejamento e marketing, organização e métodos, comércio exterior, hospitalar, órgãos públicos federais, estaduais e municipais etc.

Tendências para o futuro
"Há uma ascensão das áreas de administração de produção, de tecnologia e de competências humanas. Esta última tem grande potencial devido à importância do elemento humano dentro de uma empresa. As áreas mais tradicionais, como marketing e finanças, não perderão espaço. O administrador tem de ter visão estratégica e globalizada de negócios, domínio de informática e ser generalista, conhecendo profundamente todas as áreas básicas de uma empresa."
Irani Cavagnoli, diretor-superintendente do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas)

"Como 97,5% das empresas são médias e pequenas, há um achatamento do nível hierárquico, eliminando cargos intermediários. Assim, o mercado está exigindo cada vez mais profissionais generalistas, com conhecimentos em todas as áreas. Hoje há um excesso de especialistas. A tendência é o profissional empreendedor, com seu próprio negócio, não mais o empregado de uma grande empresa."
Roberto Carvalho Cardoso, presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo

Fonte: Sindicato dos Administradores

Texto Anterior: Cursos são bem conceituados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.