São Paulo, sexta-feira, 6 de dezembro de 1996
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Reengenharia frustra empresários

DA REPORTAGEM LOCAL

Os resultados dos projetos de reengenharia estão abaixo da expectativa das grandes empresas.
Outros 4% classificaram os resultados como ruins ou decepcionantes.
A reengenharia é um método administrativo de reorganização de cargos e funções nas empresas que visa a redução de custos.
Segundo o sócio-diretor da Arthur Andersen João Paulo Gonçalves, a avaliação indica que, na maior parte das empresas, a reengenharia foi conduzida de forma "equivocada".
"Em muitos casos se pensou em corte de pessoal e não em um projeto de racionalização da produção a longo prazo", disse.
"Bem conduzida, a reengenharia ajuda a aumentar a competitividade da empresa", afirma.
Os programas de qualidade total tiveram mais sucesso. Segundo a pesquisa, 73% das empresas acham que os resultados foram excelentes ou bons.
Faturamento e emprego
A pesquisa da Arthur Andersen deste ano indica uma boa saúde financeira das empresas.
As vendas cresceram em média 9,54% em relação a 95. O lucro real aumentou 9,37%.
As vendas externas aumentaram em cerca de 13%, apesar da sobrevalorização do Real em relação ao dólar. Dos entrevistados, 52% disseram que a atual política cambial não afeta suas exportações.
Mais vendas e mais lucros não se traduziram em mais empregos. Em 96, 51% das 500 maiores empresas (com faturamento superior a US$ 140 milhões) diminuíram seu quadro de pessoal.
Na média, as empresas fecharam 2,88% dos postos de trabalho.
Os trabalhadores também saíram perdendo em termos salariais. Só 21% das empresas concederam aumentos reais. Nos outros casos, os reajustes foram iguais (50%) ou inferiores (29%) à inflação.
Uma das alternativas para aumentar salários, indica a pesquisa, tem sido a participação nos lucros e resultados.
Em 96, 73% das empresas concederam participação nos lucros. Do total, 77% pagaram dois salários aos funcionários.

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