São Paulo, sexta-feira, 6 de dezembro de 1996
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Programação do SBT enfrenta transição

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma semana após o anúncio do cancelamento de vários programas do SBT, muitas das mudanças na programação ainda não foram efetivadas.
Em relação à "grade" de novembro, até o momento só saíram do ar os programas "Aqui Agora - 1ª Edição", "Jornal do SBT", a reprise de "Antonio Alves, Taxista", "Programa Joyce Pascowitch" e "SBT Esporte".
O "Gente que Brilha", apresentado por Blota Jr., foi exibido ontem à noite pela última vez.
O "First Class", de Marília Gabriela, deve ficar com duas edições semanais, às terças e quintas, de 20 minutos cada uma.
O humorístico "Brava Gente" deve continuar no ar até a última sexta-feira do ano, dia 27. Para substituí-lo, deve entrar um seriado ou uma sessão de filmes.
"A nossa situação é a mais confortável. Temos os programas já gravados e está terminando na data prevista", diz Marcos Caruso, autor e ator de "Brava Gente". "Existia a possibilidade do programa voltar, mas não em janeiro ou fevereiro. Pode ser em março."
O "Show de Calouros" também sai da programação da emissora até o final do ano. Existem programas pré-gravados para serem exibidos até 28 de dezembro.
"Não teve nenhum comunicado oficial, mas se fosse ficar no ar, nós seríamos convocados para gravar. Já saiu a escalação de gravações no teatro para janeiro e o 'Show de Calouros' não está lá", diz Wagner Montes, um dos jurados do programa.
Com o fim do "Jornal do SBT" e "Aqui Agora - 1ª Edição", pelo menos sete repórteres foram demitidos. Cristina Rocha e Ivo Morganti, antigos apresentadores do "Aqui Agora", passam a se revezar na apresentação do boletim "Notícias de Última Hora", ao lado de Sergio Ewerton, Liliane Ventura, Guilherme Queiroz e Carlos Cavalcante.
Bastidores
Uma das justificativas para os cortes, seria a intenção de reduzir em cerca de 40% os custos de cada departamento da emissora, diminuindo pessoal, horas de produção e de edição.
No entanto, o que se comenta no mercado publicitário, é que atualmente a comercialização dos programas está mais complicada. Produções que tradicionalmente atingiam médias de audiência superiores a 15 pontos (cerca de 1,2 milhão de telespectadores na Grande São Paulo), hoje raramente ultrapassam os dez pontos, como seria o caso do "Aqui Agora" e do "Show de Calouros".
Outras possibilidades também são levantadas nos bastidores da emissora. A mudança no jornalismo teria sido feita em função de uma pesquisa que apontou falta de credibilidade dos antigos âncoras.

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