São Paulo, sexta-feira, 6 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câncer no seio está ligado ao peso de bebê

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Meninas que nascem com baixo peso correm menos risco de ter câncer no seio quando adultas, diz pesquisa dirigida por Karin Michels, da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard (EUA).
Os resultados da pesquisa mostraram que bebês que pesam 4 quilogramas, ou mais, ao nascer correm risco duas vezes maior de desenvolver câncer no seio do que as meninas que nascem com 2 quilogramas ou menos.
"Isso não quer dizer que as mães devam tomar medidas para fazer com que seus filhos nasçam menores", diz Michels. A pesquisadora estudou cerca de 2.100 mulheres.
Segundo o estudo, durante a gravidez, as células do seio em desenvolvimento seriam mais susceptíveis ao hormônio feminino estrógeno, cujos níveis também estão associados ao crescimento do feto.
Isto é, não haveria uma relação direta entre peso ao nascer e risco de câncer. Na verdade, os níveis de estrógeno determinariam tanto o peso do recém-nascido como a predisposição à doença.

Texto Anterior: Série de ataques na Colômbia deixa pelo menos 23 mortos
Próximo Texto: Coréia do Norte tem a maior deserção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.