São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Bola da vez; Recompensa pefelista; Rindo à toa; Saco de pancadas; Mal menor; Tão bonzinho; O passado condena; Disputa macabra; Acertando a defesa; Encontro paulista; Reserva estratégica; Estranha aliança; Prestígio católico; Liberou geral; Na retranca; Exemplo carioca; Liberalismo caboclo

Bola da vez
O episódio Pedrinho Abrão (PTB-GO) piorou a situação de Marquinho Chedid (PSD-SP), acusado de extorquir casas de bingo. O processo de cassação do deputado, que estava parado, volta à pauta quarta-feira.

Recompensa pefelista
Luiz Carlos Santos trabalha para deixar a relatoria da lei de telecomunicações com o PFL. Deixá-la com o PMDB seria impor outra derrota a Inocêncio Oliveira, que já abriu mão de disputar a presidência da Câmara.

Rindo à toa
Pelo menos um deputado não escondeu que estava radiante com o soco que Paulo Cordeiro (PTB-PR) deu no chefe de gabinete de Krause: Alberto Goldman (PMDB-SP). O petebista era cotado para relator das teles.

Saco de pancadas
No debate entre os candidatos à presidência da Câmara, Luís Eduardo Magalhães foi o alvo predileto. "É o melhor ministro de FHC", ironizou o deputado João Pizzolatti (PPB-SC).

Mal menor
Antes de brigar pela relatoria de Meio Ambiente, com verba de R$ 300 mi, Pedrinho Abrão havia tentado de todas as formas conseguir a da Infra Estrutura, que cuida de R$ 2 bi.

Tão bonzinho
Gustavo Krause (Meio Ambiente) ficou em casa ontem, furioso com a especulação de que denunciara Abrão para se segurar no cargo. Para o ministro, isso equivaleria a achar que é correto pedir 4% de propinas.

O passado condena
Inocêncio Oliveira (PFL-BA) nunca esteve cotado para a pasta do Meio Ambiente. Por causa do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas), que já perfurou poços em sua fazenda.

Disputa macabra
De Almir Gabriel (PA), sobre o julgamento simbólico do massacre de Eldorado de Carajás pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara: "Antes, deveriam ter julgado os responsáveis pelo massacre do Carandiru".

Acertando a defesa
Os cientistas políticos Paulo Kramer e Antônio Octávio Cintra e o jurista Walter Costa Porto estão assessorando o relator da reeleição, Vic Pires Franco. Costa Porto é contra a proposta.

Encontro paulista
Dia 16, o PFL reúne em São Paulo os 106 prefeitos do partido eleitos no Estado.

Reserva estratégica
Setores da bancada do PMDB no Senado já preparam uma candidatura alternativa à presidência da Casa, caso Íris Rezende e Jader Barbalho desistam de concorrer com ACM.

Estranha aliança
A Campanha da Fraternidade de 1997 da CNBB, "Fraternidade e Encarcerados", está recebendo muito apoio de delegados de polícia. Não aguentam mais a superlotação nas suas celas.

Prestígio católico
O brasileiro mais citado no livro "Sua Santidade", biografia de João Paulo 2º lançada esta semana, é d. Aloísio Lorscheider, com 9 aparições. Em seguida, vem o teólogo Boff, com 6, e d. Paulo Evaristo Arns, com 4.

Liberou geral
O presidente da CPI dos Precatórios, Roberto Requião, avisou aos partidos de esquerda que aceitará qualquer pedido de informações. As contas dos Estados poderão ser devassadas.

Na retranca
Mário Covas (SP) deve adiar a reforma do secretariado, prevista para janeiro. Quer esperar as votações da reeleição e das presidências da Câmara e do Senado. E montar seu time de acordo com o novo cenário.

Exemplo carioca
O secretário de Energia de São Paulo, David Zylbersztajn, vai defender o uso de envelopes fechados na privatização das energéticas paulistas. A modalidade foi usada com sucesso no leilão da Cerj no Rio de Janeiro.

Liberalismo caboclo
O privatista PL lança, até o final do ano, um manifesto contra a privatização da Vale do Rio Doce. Falou mais alto o lado de Itamar Franco, que pode voltar a se abrigar sob a legenda.

TIROTEIO
De Paulinho (Força Sindical), sobre Vicentinho (CUT) dizer que o povo é mole:
- Se ele diz isso, um dos dois está sem rumo. Como o povo não pode ser, quem está sem rumo é o Vicentinho.

Próximo Texto: Divagações de campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.