São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redes de pequeno porte têm venda fraca

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

As vendas deste mês nos supermercados não estão correspondendo às expectativas iniciais em São Paulo. Pelo menos é o que ocorre nas redes de pequeno porte (até oito caixas registradoras).
Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, entidade que reúne os pequenos e médios supermercados, diz que o movimento está fraco e, com certeza, deve ficar abaixo do registrado em dezembro de 95.
Mesmo com a primeira parcela do 13º e com o pagamento de novembro no bolso, os consumidores continuam retraídos, afirma.
Os diretores das grandes redes, no entanto, acreditam em vendas maiores, o que deve ocorrer principalmente a partir do dia 20.
A previsão da Apas (Associação Paulista de Supermercados) é de evolução média de 4% a 5% no faturamento deste mês em relação ao mesmo período de 95.
Em novembro, o faturamento cresceu 1,85% sobre outubro e 4,97% sobre o mesmo mês do ano passado, segundo Omar Assaf, vice-presidente da Apas. Algumas redes, no entanto, apostam em crescimento de até 20% neste mês.
Tanaka explica essa "diferença" nas vendas entre as grandes e pequenas redes. A competitividade no setor é muito grande em São Paulo, o que leva as grandes redes a adotar vários atrativos para os consumidores, como promoções. Com isso, há transferência de parte dos consumidores das pequenas para as grandes lojas.
Com movimento menor, o faturamento real neste ano deve ficar 6% inferior ao de 95 nas pequenas redes. Para este mês, o presidente do Sincovaga prevê queda de 8% em relação a dezembro passado.
A ausência dos consumidores, no entanto, não é por preços ou falta de produtos, diz Tanaka. Pesquisa do Sincovaga indica que os preços estão com queda real.
Pequenas altas
Pesquisa do Datafolha também mostra pouca variação nos preços nos supermercados de São Paulo. Em média, subiram 0,47% nesta semana, após queda nas duas anteriores. Nos hipermercados, houve alta de 0,30% na semana.
A pesquisa do Datafolha inclui cem itens e abrange alimentos, produtos de higiene e de limpeza.

Texto Anterior: Shell e Enron vão operar gasoduto
Próximo Texto: Livro conta a história dos executivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.