São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vence e chega à final do Mundial na Espanha

LUCIA MARTINS
ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA

O Brasil venceu a Rússia ontem, por 6 a 2, e assegurou seu lugar na final do 6º Campeonato Mundial de Futsal amanhã em Barcelona (Espanha). Agora, o time vai enfrentar a anfitriã em busca do pentacampeonato mundial (leia texto abaixo).
"Foi um jogo difícil. Erramos muitas vezes, mas a equipe foi muito forte", disse o técnico Eustáquio Araújo, o Takão.
O time começou bem, pressionando o adversário. O pivô Choco, 25, foi o destaque do início do jogo, marcando dois gols, aos 10min e aos 13min. Choco joga na Associação Carlos Barbosa de Futebol (RS) e estréia em Mundiais.
Os gols brasileiros fizeram o time russo mudar sua postura na partida. O treinador Semen Andreev adotou a tática de trocar a equipe inteira a cada cinco minutos.
A equipe brasileira, por sua vez, manteve a estratégia de fazer poucas trocas. As duas equipes principais que se revezavam foram compostas por Marcio, Fininho, Choco e Manoel, que eram substituídos por Vander, Waguinho, Danilo e Clovis.
O Brasil continuou superior no início do segundo tempo. O ala Márcio ampliou a vantagem brasileira, marcando dois gols, aos 6min e aos 9min.
Mas a seleção russa começou a apertar a marcação e Emerenko conseguiu marcar o primeiro gol do time, aos 15min. A pressão russa aliada ao rigor da arbitragem acabou com a tranquilidade brasileira. E o segundo gol do adversário veio aos 16min.
Takão pediu tempo e começou a trocar o time, mas não adiantou. O time brasileiro fez oito faltas e ultrapassou o limite (no futsal, após a quinta falta há a cobrança direta para o gol, uma espécie de pênalti).
Foi então que o goleiro Serginho se destacou, fazendo três defesas.
Faltando menos de 4 minutos para o fim, o técnico russo decidiu apelar: colocou um jogador de campo (com mobilidade) no lugar do goleiro. Mas não deu certo e o Brasil marcou mais dois gols: um de Manoel Tobias (faltando apenas um minuto) e o terceiro de Choco, a 14 segundos do final.

Texto Anterior: Mérito x preconceito
Próximo Texto: Anfitriões são os adversários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.