São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Picasso, Munch e Soto são destaques

Público da Bienal escolhe os melhores artistas da mostra

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pablo Picasso, Edvard Munch, Jesús Soto e Yukinori Yanagi são os preferidos do público de acordo com relatório final da pesquisa quantitativa realizada pela Bienal.
O artista espanhol foi o preferido de 22% das pessoas que visitaram as salas especiais.
Picasso também aparece com destaque em outras respostas. Oitenta e uma pessoas declararam que a razão pela qual visitaram a Bienal foi "para ver Picasso".
O relatório foi escrito com base em entrevistas com 1.209 visitantes da Bienal, entre os dias 5 e 10 de novembro.
Os entrevistados responderam a questões abertas, como "o que você mais gostou das salas especiais?", para as quais podiam dar respostas variadas, e a questões fechadas como "você visitou as salas especiais?".
Na lista de artistas estrangeiros cujas obras o público gostaria de ver na próxima Bienal, o nome de Picasso também sobressai.
O holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) ocupa o topo dessa lista, com 18% de preferência. Picasso aparece em segundo, com 12%, e Leonardo da Vinci em seguida, com 6%.
Entre os artistas nacionais, o preferido para a Bienal de 1998 foi Cândido Portinari.
Um dos artistas que saiu da Bienal com índice mais alto de aprovação foi o venezuelano Jesús Soto. O artista, que foi o preferido dos visitantes das representações nacionais, com 37% de menções espontâneas, mostrou obras do estilo op art, espécie de arte abstrata que explora fenômenos ópticos.

Texto Anterior: Curador de Cuenca procura brasileiros
Próximo Texto: A Lusa não tem torcedor, tem testemunha!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.