São Paulo, sábado, 7 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Companhia de Paul Taylor faz intercâmbio

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Depois de participar do Carlton Dance Festival de 1992, a companhia de dança de Paul Taylor está de volta ao Brasil para uma curta temporada, somente neste fim-de-semana, no Teatro Municipal do Rio.
Nascido na Pensilvânia em 1930, Paul Taylor estudou com três precursores da dança moderna norte-americana: Martha Graham, Doris Humphrey e Jose Limón. A partir de 1954, quando formou seu grupo, tornou-se um dos coreógrafos mais influentes de sua geração. As mais de cem peças de seu repertório se destacam pela musicalidade, inventividade coreográfica e o senso de humor.
Integram o programa que está sendo exibido no Rio as peças "Airs" (de 1978), "Dust" (1977), "Offenbach Overtures" (1995), "Brandenburgs" (1988) e "Polaris" (1976).
Sem a presença de Taylor, o elenco está no Brasil para realizar um intercâmbio com o Ballet do Teatro Municipal do Rio, que a partir de 1997 incorporará uma das peças do coreógrafo a seu repertório.
Na história americana, Taylor já é considerado o autor do mais rico repertório depois de Balanchine. Seu elenco, de onde saíram nomes como Twyla Tharp e David Parsons, também já incluiu o brasileiro João Maurício.
Embora não possa ser considerado um revolucionário, como Merce Cunningham, Taylor criou um estilo próprio, baseado no valor intrínseco do movimento.

Espetáculo: Paul Taylor Dance Company
Onde: Teatro Municipal do Rio de Janeiro (pça. Floriano, s/nº, tel. 297-4411) Quando: hoje às 21h e amanhã às 17h
Ingressos: R$ 5 a R$ 25

Texto Anterior: Companhia de Paul Taylor faz intercâmbio
Próximo Texto: Augusto Boal prega 'Teatro Legislativo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.