São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de melatonina é proibida no país

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda da melatonina como complemento alimentar está proibida no Brasil pela Vigilância Sanitária. Como medicamento, a droga não chegou a pedir o registro.
Os laboratórios que produzem o DHEA também não chegaram a solicitar registro, nem como remédio nem como suplemento alimentar. Segundo a Vigilância Sanitária, a venda é irregular no país.
As duas drogas foram registradas como complemento alimentar no FDA, órgão dos EUA que controla remédios e alimentos.
Sonia Gil Costa, diretora da Divisão de Produtos da Vigilância Sanitária de São Paulo, diz que o registro da melatonina como medicamento exige a apresentação de trabalhos científicos que comprovam a sua eficácia e segurança.
Segundo ela, a droga também não é um complemento. A clínica Ana Aslan foi fechada temporariamente pelo uso da melatonina.
Tanto o DHEA como a melatonina não poderiam ser vendidos no Brasil. A Vigilância Sanitária, no entanto, não controla a entrada de alimentos no país.
(AB)

Texto Anterior: Procura por 'hormônio milagroso' cresce
Próximo Texto: HC testa hormônio em menopausa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.