São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sutiã usa titânio para erguer seios

DA REPORTAGEM LOCAL

A tecnologia usada pelo sutiã Pin-Up, da La Perla, para combater a gravidade e empinar os seios é a mesma usada em congeladores industriais na Europa para evitar que os produtos armazenados se estraguem.
A armação do sutiã é feita de uma liga que contém o metal titânio. Essa liga se deforma ao ser aquecida, quando em contato com o calor do corpo.
Segundo o professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), André Paulo Ischiptschin, 48, esse tipo de liga tem poucas aplicações e é usado em lingeries há cerca de três anos.
Uma delas é em sensores de congeladores comos os utilizados na Europa.
"O sensor é deformado e montado no freezer. Se o freezer é desligado ou há falta de energia, o sensor é aquecido e volta à sua forma original, encostando em outro dispositivo e acionando um alarme."
Anticólica
A calcinha anticólica distribuída pelas Confecções Lumi promete aliviar as dores causadas pela cólica menstrual, problemas de cistite, nervo ciático, hemorróidas e até estimular o desejo sexual.
Segundo Mario Hisamoto, 43, proprietário da Lumi, a calcinha ativa a circulação por meio de ímãs colocados na parte da frente e de trás. Os ímas ativariam pontos de do-in.
O obstetra e ginecologista Aarão Mendes Pinto Neto, 42, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) diz não acreditar nas propriedades da calcinha.
"Cientificamente não existe nada que combata tantos males tão diferentes ao mesmo tempo."
Segundo Pinto Neto, os problemas que a calcinha promete ajudar a combater têm origens muito diferentes.
"É a mesma coisa que dizer que um mesmo remédio serve para curar doenças tão diversas como câncer e gripe, por exemplo", afirma o obstetra.

Texto Anterior: Novas lingeries fazem plástica temporária
Próximo Texto: Igreja dá aula sobre drogas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.