São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
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Novas lingeries fazem plástica temporária

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

As novas lingeries que chegam ao mercado prometem colocar barrigas para dentro, peitos para fora e bumbuns para cima.
As concorrentes TriFil e Lupo disputam o público interessado na plástica temporária com novos modelos de meias-calças -a Up Line (Lupo) e a Impuls (TriFil).
Com alta concentração de lycra e cintas estrategicamente colocadas (veja quadro), as meias disfarçam os culotes e a barriga e levantam levemente o bumbum.
A La Perla importou lingeries da Itália que usam uma liga de titânio para combater o efeito da gravidade. Em contato com o calor do corpo, a armação do sutiã sofre uma deformação e se adapta ao formato da dona (leia texto abaixo).
Para fazer dupla com a peça, a loja trouxe a calcinha Levanta Bumbum, com corte especial para valorizar a região.
Entre as opções há mais tempo no mercado, a calcinha Control Top da Valisère substitui a velha cinta. Com reforço de algodão na parte da frente, a calcinha "segura" a barriga. Há até uma calcinha que promete aliviar cólicas usando ímãs (leia texto abaixo).
As novidades agradaram as consumidoras. "Engordei alguns quilos e resolvi experimentar a meia. Depois de dois filhos, a flacidez vem mesmo e a meia é uma solução menos radical que uma cirurgia plástica. ", diz a dona-de-casa Marta Pereira de Paula, 35, adepta da Impuls.
"O sutiã é o máximo. Deixa o busto superestruturado. A calcinha é mais alta, segura a barriga e levanta um pouco o bumbum. Faz diferença mesmo", diz a publicitária Marcia Sylos, 25, que comprou as lingeries da La Perla.
Valquírio Cabral Júnior, 33, gerente comercial da Lupo, afirma que em dez dias vendeu toda a produção da Up Line até o final do ano -entre 150 e 180 mil pares.
A TriFil lançou sua meia em junho. Segundo João Marcondes, gerente de mechandising da empresa, a expectativa era vender 12 mil pares por mês, mas foram vendidos 100 mil já no lançamento.
Para Mônica Falcão, 38, da Faculdade Santa Marcelina, que tem um dos cursos mais tradicionais na área de moda em São Paulo, o artifício não funciona bem em todos os centros urbanos.
"Em São Paulo e Curitiba, por exemplo, onde as pessoas andam mais 'vestidas', o truque funciona. No Rio de Janeiro, a realidade está logo ali na praia e esses artifícios não fazem o mesmo efeito", afirma Mônica.

Calcinha Control Top - R$ 12,90 e meia Impuls - R$ 9,90 (Jogê, shopping West Plaza, tel. (011) 655-720. Meia Up Line - R$ 7 (Loja 2.067, Shopping D, av. Cruzeiro do Sul, 1.100). Calcinha anticólica - R$ 29 (Expogenius, r. Dr. Homem de Mello, 1.109, tel. (011) 873-3211). Sutiã Pin-Up - R$ 88 a R$ 102 e calcinha Levanta Bumbum - R$ 38 a R$ 50 (La Perla, rua Oscar Freire, 696, tel. 3061-5079).

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