São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mackenzie e ITA têm provas amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

Amanhã começam os vestibulares do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), de São José dos Campos (97 km a nordeste de São Paulo), e da Universidade Mackenzie, de São Paulo.
Ambos apostam nas questões de múltipla escolha para avaliar os candidatos. Mas com uma diferença: no exame do ITA, além de assinalar a alternativa correta, o vestibulando tem de mostrar como chegou àquele resultado.
As provas, nas duas instituições, terminam no dia 13 (veja quadros). Segundo Wlaudimir Carbone, membro da comissão do vestibular da Mackenzie, as provas não exigem memorização.
"Estamos avaliando a capacidade de raciocínio e de associação de idéias", diz Wlaumir.
Este ano, há menos questões para o candidato resolver no vestibular da Mackenzie. São 60 por dia. Até o ano passado eram 75. A mudança ocorreu após uma análise pedagógica do exame.
"O número de questões foi diminuído para que o candidato tenha mais tempo para cada uma e evite a escolha aleatória", afirma.
A comissão da Mackenzie se preparou para receber todo tipo de candidato. Há provas em braile para os deficientes visuais absolutos e salas especiais para gestantes e deficientes físicos.
Quem não puder comparecer ao exame, deve entrar em contato com a universidade pelo tel. (011) 236-8567. Caso seja necessário, um fiscal irá até o candidato.
Mulheres no ITA
Este ano, disputam as vagas do ITA 4.390 candidatos (um aumento de 17,85% em relação ao ano passado). Destes, 846 são mulheres -que conquistaram o direito de estudar na instituição em 95.
O instituto oferece cinco cursos de engenharia: aeronáutica, mecânica-aeronáutica, de infra-estrutura aeronáutica, eletrônica e da computação.
O número de vagas deve ficar em torno de 120, mas depende de decisão do Ministério da Aeronáutica, que faz uma avaliação das suas necessidades. Com esse número, a relação candidato/vaga fica em 37.
O vestibular acontece em 18 cidades do Brasil. A novidade é a realização do exame em Manaus (AM) e Natal (RN). A prova dura das 8h ao meio-dia, tendo o horário de Brasília como referência.
Como em Manaus há uma diferença de fuso horário de duas horas, a prova deve iniciar lá às 6h. A coordenação do vestibular ainda não havia decidido, até a última sexta-feira se mudaria o horário na capital do Amazonas. Os candidatos devem ser avisados por telefone se houver alterações.
O candidato ao ITA deve levar cartão de inscrição e original da carteira de identidade e chegar ao local de exame meia hora antes do início da prova.

Texto Anterior: Questões de história não têm criatividade
Próximo Texto: Vestibular da Mackenzie
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.