São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai enfrenta fila no 1º dia de matrícula

Começa inscrição de 5ª a 8ª série no Rio

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

O auxiliar administrativo Gilson de Oliveira, 44, não conseguiu matricular o filho Bruno, 11, na 5ª séria do 1º grau no Instituto de Educação do Estado do Rio (Tijuca, zona norte do Rio) depois de uma hora e meia na fila.
É que ele não é funcionário público, não trabalha nessa escola, não é professor nem ex-combatente.
Segundo a diretora-adjunta do Instituto de Educação, Jussara Oliveira de Albuquerque Lima, 43, os filhos de profissionais dessas categorias têm prioridade para se matricular na escola estadual.
"Temos que seguir o que a Secretaria Estadual da Educação determina", diz a diretora-adjunta.
A Secretaria Estadual da Educação nega que haja privilégios na seleção de candidatos a vagas na rede estadual de ensino do Rio.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, o critério para selecionar quem vai estudar na 5ª série nas escolas da rede estadual é o aproveitamento escolar. Candidatos que tiverem as melhores notas têm prioridade.
Cerca de 300 pais que procuraram o Instituto de Educação perdiam as esperanças logo na porta: "Não há vagas", dizia o chefe da portaria, Nicodemus Pedro Vidal, 59. Ele recebeu uma circular da direção orientando-o a "avisar aos candidatos que não haverá inscrição de 5ª a 8ª séries".
"Ainda não acabou a recuperação e não sabemos o número de vagas, se é que abriremos vagas", afirmou a diretora-adjunta.
Ontem foi o primeiro dia de matrícula para turmas de 5ª a 8ª séries do 1º grau da rede estadual. O prazo vai até 20 de dezembro.
Segundo dados da secretaria, 54 mil alunos tiveram renovação automática e ingressarão na 5ª série no ano que vem.
Aproximadamente 16 mil vagas serão destinadas a alunos das redes municipais cujas prefeituras tenham se comprometido a absorver alunos de 1ª a 4ª séries.
O Instituto de Educação é uma das cinco escolas da rede estadual no município do Rio que têm turmas de 5ª a 8ª séries.
É que no Rio a rede municipal atende grande parte da demanda de 1º grau. O Estado atende somente a 3,5 mil alunos de 5ª a 8ª séries. O Estado só abrirá inscrição de 1ª a 4ª séries depois do dia 20.

Texto Anterior: Homens que gostam de homens que gostam...
Próximo Texto: Cesgranrio denuncia acusados de fraude em prova à polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.