São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cavalo de aço

MELCHIADES FILHO

Ubiratã Maciel, 52, pode ser o primeiro brasileiro a ingressar no Hall of Fame, galeria dos melhores da história do basquete. A eleição é em fevereiro. A seguir, opiniões do pivô que, com apenas 1,98 m e 98 kg, infernizou garrafões de 1962 a 1979 na seleção.
Melhor lugar para jogar:
"São Paulo. Nasci na zona norte. Comecei no clube Floresta, hoje Esperia."
Torcida mais fanática:
"A corintiana sempre lotava o Parque São Jorge. Não lembro de ter perdido lá."
Melhor time que viu:
"O Corinthians dos anos 60. Tinha Vlamir, Amaury, Rosa Branca, Mical, Edvar, Renê, Pedro Ives... e eu. Jogava 90 vezes, perdia só umas 5."
Arremesso mais bonito:
"Rosa Branca. Atirava de todo ponto da quadra. Fazia 30 pontos fácil."
Cotovelo mais duro:
"Debaixo da cesta, na zona do agrião, todo cotovelo dói a mesma coisa. Dizem que era minha maior qualidade, me posicionar para o rebote ou tapinha. Também faziam isso bem o Adílson, excelente na defesa, o Edson Bispo dos Santos, o Succar."
Bandeja ou enterrada?
"A enterrada, sem dúvida. É a maior satisfação."
Rebote ou toco?
"Olha, a sensação do toco é insuperável. Taí, rapaz, é ainda melhor do que enterrar... correr, pular e bloquear o adversário é uma delícia."
O que é mais difícil?
"Parece simples, mas a bandeja. É complicado coordenar as passadas sem cometer a andada. Para piorar, sou canhoto -e na minha época só se treinava a mão direita."
Por que o Brasil não tem bons pivôs?
"Temos estatura, mas falta técnica. É uma posição que precisa de um trabalho específico nos treinos, como os goleiros no futebol. Já me ofereci para fazer esse trabalho, mas os técnicos têm receio de dividir o comando."

Texto Anterior: Chegou a hora de o torcedor virar cidadão
Próximo Texto: Decisão 1; Decisão 2; Decisão 3; Números, números...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.