São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wanda Pimentel "embrulha" paisagens

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mistérios. As telas que Wanda Pimentel mostra a partir de hoje, depois de 20 anos sem expor em São Paulo, são marcadas pela sensação de voyeurismo, da observação por trás das frestas.
A série de pinturas e desenhos "Invólucros" é composta por paisagens embrulhadas, cenários encobertos por tábuas de madeira, grades e outras estruturas fixas.
As pinturas de Pimentel são frias. A frieza denota precisão, mas uma "precisão mentirosa", diz a artista. Os traços são firmes e geométricos, as cores, opacas, com pequenas oscilações de tonalidades. O azul puxa o ocre, que remete ao preto, que volta ao azul.
Pimentel gosta de retratar situações que "não te levam a lugar nenhum". Mas as cenas fechadas permitem saídas, abrem espaço para pequenas aberturas.
As obras "sem emoção", sem marcas dos gestos da artista, não são pessimistas. Há uma luz no fim da estrada de ferro que ela pintou, que vai "do nada ao nada".
É no contato com o cotidiano da cidade que Pimentel gosta de tirar o substrato de suas construções.
A artista carioca não acredita em inspiração e não segue nenhuma metodologia de trabalho.
Ela diz que não pinta, constrói imagens. Segundo Pimentel, a execução dos trabalhos é "mera artesania". Quando põe as tintas nas telas e o desenho no papel, a artista já tem os traços na cabeça.
É dessa relação com a pintura que brotam os trabalhos "amarrados", em tinta acrílica sobre tela.
Por trás das tábuas cobertas com pregos, ao lado das esculturas e monumentos cariocas, "retratos da solidão", Pimentel conduz o olhar do espectador para "situações incoerentes". Mistérios.

Exposição: Wanda Pimentel - Pinturas
Quando: hoje, às 21h; seg a dom, das 10h às 19h; até 31 de dezembro
Onde: Galeria São Paulo (r. Estados Unidos, 1.456, tel. 852-8855, Jardins, região oeste)
Preços das obras: de R$ 11 mil a R$ 16 mil

Texto Anterior: Americanos trazem nova abstração
Próximo Texto: Expressionismo abstrato retorna ao México
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.