São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expressionismo abstrato retorna ao México

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

O norte-americano Robert Littman, diretor do Centro Cultural/Arte Contemporáneo, da Cidade do México, acredita que a televisão é o que pode salvar o próprio conceito de museu, em arte latino-americana e, em essência, no expressionismo abstrato.
Littman é o responsável pela exposição "Pintura Estadunidense - Expressionismo Abstracto", que acontece até o próximo mês na Cidade do México.
A mostra reúne obras dos principais -e também dos mais discretos- representantes da "escola norte-americana" que disse não ao convencionalismo.
Radicado em terras mexicanas, Littman abandonou seu país porque "as coisas e as relações nos EUA são dominadas pelo cinismo" e cuida agora de um museu particular, patrocinado pela Televisa, a maior rede de TV do país.
Em vez de cuidar apenas dos fundos recebidos, Littman utiliza seu patrocinador de um modo mais amplo: cria programas para o ensino da história da arte ou como meio de propaganda para suas exibições.
Seu mais novo plano é montar uma grande exposição de arte latino-americana, em que serão privilegiados nomes ainda pouco conhecidos. Em visita a São Paulo, Robert Littman falou à Folha sobre o projeto, os americanos na pintura e, claro, TV.
*
Folha - Por que a mais norte-americana das escolas, o expressionismo abstrato, agora no México?
Robert Littman - O que se pode dizer do movimento? Eu não me considero um crítico de arte, mas penso a meu próprio respeito como alguém que pensa e realiza projetos para um museu. A escola foi um ato de rompimento, de dizer não ao figurativismo e repensar as várias tendências que chegavam da Europa.
Posso falar de minha experiência pessoal, da primeira vez que vi um quadro de Jackson Pollock e de Joan Mitchell. Eu tinha, acho, uns 12 anos. E me lembro do meu entusiasmo.
Não acredito que essa seja uma forma de expressão tipicamente norte-americana. O expressionismo abstrato é universal, passa por todos os lugares.
Folha - O sr. está no Brasil para realizar pesquisas para a próxima exposição do Centro Cultural/Arte Contemporáneo?
Robert Littman - Minha intenção é realizar no próximo ano uma exposição de arte latino-americana no México. Minha passagem pelo Brasil tem uma relação com esse projeto, mas eu na verdade não tenho ainda uma idéia de como ela será feita, o formato ou os subtemas que podem ser explorados.
Estive agora na Bienal e acho que o meu maior problema será limitar os nomes, pois há uma grande quantidade de pessoas produzindo trabalhos interessantes e de valor.
A minha segunda tarefa aqui no Brasil foi procurar assistir a alguns filmes publicitários, pois pretendo também realizar uma mostra (do ponto de vista histórico) do filme publicitário criado nos países latinos do continente.
Mas, assim como o projeto anterior, são ideias iniciais. Não posso detalhar o que será feito.
Folha - Os filmes publicitários têm alguma relação com o fato de que o museu em que sr. trabalha é patrocinado por uma rede de televisão? Há algum tipo de influência, de cruzamento entre esses dois campos?
Littman - Eu acredito que a televisão pode servir à arte, ou, no mínimo, a algumas exposições. A Televisa pode ser reconhecida como uma emissora de tom popular, mas ela possui vários canais, e entre eles um dedicado à cultura. Quando cheguei ao México minha intenção produzir programas com perfil cultural.
Acredito que milhões de pessoas podem aprender um pouco de história da arte com a televisão, com programas que mostrem a elas o que está acontecendo, o que está sendo exibido.
Pense em quantas pessoas visitarão a mostra sobre o expressionismo abstrato e quantas outras podem saber que a exposição existe com chamadas publicitárias, que contem às pessoas o que está se passando por lá.
Folha - O museu deve se integrar aos outros meios, buscar um caráter popular?
Littman - Eu achei a Bienal de São Paulo uma experiência fantástica, que se aproxima da idéia de que o museu -o espaço de exibição- deve ser ao mesmo tempo um espaço para a brincadeira, o passeio. Como se estivéssemos diante de um "playground" de cultura. A televisão tem aqui um papel importante também.

Texto Anterior: Wanda Pimentel "embrulha" paisagens
Próximo Texto: Internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.