São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal elogia o Plano Real

Le Figaro
de Paris

DO "LE FIGARO"

Reportagem do jornal francês faz um balanço positivo do Plano Real. "A economia brasileira conheceu altos e baixos até 94, mas o lançamento do plano de estabilização acabou com a hiperinflação", afirma o texto.
A matéria tem o título "Brasil: as recaídas positivas do Plano Real" e afirma que o país adotou uma série de medidas para fazer face à "hemorragia" de capitais em 95, após a crise do peso mexicano.
"As medidas renderam frutos, uma vez que o país retomou um crescimento considerável (2% em 96) e uma inflação estabilizada em 1% ao mês no primeiro semestre deste ano", diz o texto.
Para o jornal francês, a "única sombra no quadro" é a "deterioração das finanças públicas".
"O déficit orçamentário foi de 3,6% do PIB no primeiro semestre de 96, contra um excedente de 1,1% em 94, e um certo número de reformas estruturais serão necessárias para desfazê-lo."
"Apesar de todas essas incertezas, o Brasil é a primeira potência econômica da América Latina e tem um papel de locomotiva no Mercosul", afirma o texto.
O jornal diz que o Plano Real "salvou o Brasil" e, além de ter controlado a inflação, também estimulou as trocas comerciais brasileiras.
"Na América Latina, o Brasil se tornou, depois do ano passado, o primeiro cliente da França."

Texto Anterior: Direção pepebista está na lista de devedores do BB
Próximo Texto: Senado aprova pedidos sem o aval do BC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.