São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Explicação foi dada em banheiro, diz Leão

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Pedrinho Abrão (PTB-GO) teve que dar explicações em um banheiro sobre a denúncia de que teria pedido uma comissão de 4% para não cortar a verba prevista no Orçamento de 1997 para uma obra da Andrade Gutierrez.
A versão foi relatada ontem pelo deputado João Leão (PSDB-BA), coordenador da subcomissão do Orçamento responsável pelas verbas destinadas a barragens e obras de irrigação.
"Fui informado da denúncia e, na primeira oportunidade, procurei Abrão para ouvir explicações. Como havia muitos deputados na Comissão de Orçamento, o puxei para uma conversa no sanitário", disse Leão.
A conversa ocorreu na quarta-feira, dia 4, véspera da divulgação da denúncia pela imprensa. Segundo o deputado baiano, Abrão "ficou branco" e negou ter negociado a propina.
João Leão depôs ontem na comissão de sindicância que investiga o caso e confirmou as declarações que já havia prestado à imprensa.
O deputado contou ter sido chamado para uma reunião com o secretário de Recursos Hídricos, Paulo Romano, no último dia 29. Ao chegar, encontrou Romano acompanhado de Alfredo Moreira, diretor da Andrade Gutierrez em Brasília.
O representante da empreiteira, segundo Leão, relatou ter ouvido de Abrão um pedido de 4% sobre a verba de R$ 42 milhões prevista no Orçamento de 97 para a barragem do Castanhão.
Em troca, o líder do PTB e relator da subcomissão de Recursos Hídricos abandonaria a idéia de fazer um corte na verba. A obra está sendo construída pela Andrade Gutierrez.
Outra testemunha da tentativa de extorsão teria sido o deputado Pinheiro Landim (PMDB-CE), que teria proposto a redução da comissão para 2%, segundo o representante da empreiteira contou a Leão e a Romano, que também prestou depoimento ontem e confirmou a versão. Landim nega.
Antes de cobrar explicações de Abrão, Leão disse que levou a denúncia ao deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) e ao presidente da Comissão de Orçamento, deputado Sarney Filho (PFL-MA).

Texto Anterior: Abrão depõe e acusa Krause de favorecer empreiteira
Próximo Texto: Processo enfrenta resistências na Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.