São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ele tinha senso de humor'

JAIR RATNER
DE LISBOA

Manuela Nogueira, a sobrinha de Fernando Pessoa, quer acabar com a imagem do tio como um tipo circunspecto e isolado das pessoas. "Ele tinha muito senso de humor, era muito divertido e alegre."
Durante anos, Pessoa viveu na mesma casa que sua irmã Henriqueta, mãe de Manuela, a quem chamava de Mimi. "Eu era a criança de quem ele mais gostava e, nas cartas, a Ofélia a todo momento fala de mim."
Pessoa gostava de deixar a irmã embaraçada. Quando via Henriqueta na janela da rua, fingia que estava procurando alguma coisa caída na calçada, o que fazia com que muitas pessoas parassem para ajudar. Outras vezes, esbarrava com o poste de luz e tirava o chapéu, pedindo desculpas.
Quando Pessoa morreu, Manuela tinha 10 anos. "Foi a primeira morte na minha vida. Eu não conseguia chorar. Fui para fora e fiquei jogando amarelinha durante horas e horas. Era a única maneira de expressar meu sentimento."
(JR)

Texto Anterior: Portugueses lêem cartas de amor a Pessoa
Próximo Texto: 'Turma do gordo' retorna em 'O Disco'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.