São Paulo, quarta-feira, 11 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamento protege PC contra quedas de energia

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O APC Back-UPS Office é um no-break de baixo custo destinado à proteção de microcomputadores contra variações na tensão de alimentação e contra quedas de energia.
Com uma bateria interna selada, o Back-UPS mantém o computador ligado por um tempo suficiente para o usuário fechar arquivos, evitando a perda dos dados ou danos ao micro.
A instalação da unidade é imediata. Possui indicadores visuais que mostram o estado da bateria, problemas na conexão do Back-UPS à rede elétrica, bateria em uso e Back-UPS ligado.
O folheto com as instruções está em inglês, o que pode dificultar a instalação do Back-UPS por pessoas que não tenham facilidade com esse idioma.
Embora o Back-UPS possa ser usado para proteger pequenos servidores de arquivos (em redes de computadores), não existe a facilidade de comunicação entre o Back-UPS e o servidor, para que este último automaticamente feche os arquivos abertos, em caso de queda de energia.
Uso doméstico
O Back-UPS possui, no entanto, recursos que o tornam ideais para o usuário doméstico, como simplicidade de operação, tamanho reduzido e realização automática de testes na bateria.
Com exceção da troca de bateria em intervalos que podem variar de três a seis anos, nenhuma outra atividade de manutenção periódica é necessária.
Uma característica interessante são os circuitos embutidos para proteção de equipamentos de comunicação (modem, placa de rede) contra transientes elétricos na linha telefônica ou na rede local.
O equipamento vem com um cabo de telefone para que o usuário ligue seu modem à linha telefônica via Back-UPS, dando assim proteção ao modem.
A forma de onda de saída, quando da utilização da bateria, é típica de no-breaks com saída não-senoidal, muito populares hoje.
No-breaks com saída senoidal têm custo mais elevado, não se justificando seu uso para aplicações domésticas ou de pequeno porte.
Apesar de ser possível comprar no-breaks de maior potência fornecida pela bateria (de 0,5 a 1 KVA) por um preço pouco superior ao do Back-UPS Office, cuja bateria fornece 0,25 KVA, este possui características que o tornam bastante indicado para uso com micros pessoais.
O aparelho possui seis saídas elétricas (tomadas), todas filtradas contra transientes e ruídos na rede elétrica (leia texto abaixo).
Três saídas fornecem eletricidade a partir da bateria, impedindo o desligamento do microcomputador no caso de interrupção de energia ou de variações mais severas na tensão da rede elétrica.
O monitor e o microcomputador usam duas das saídas; a terceira deve ser usada por periférico cujo funcionamento não possa ser interrompido -leitor de CD-ROM ou unidade de fita, por exemplo.
Deve-se evitar ligar impressoras nessas saídas, pois o consumo de energia desses periféricos é grande, podendo rapidamente causar a descarga da bateria do Back-UPS.
Como outros no-breaks de baixo custo, o Back-UPS é um do tipo stand-by (leia texto abaixo), com tempo de chaveamento (passagem da alimentação do computador da rede elétrica para a bateria) entre 3 ms e 6 ms.
Funcionamento adequado
Nos testes realizados, desconectando-se o Back-UPS da rede elétrica, esse tempo de chaveamento se mostrou adequado, não tendo o microcomputador que estava ligado ao Back-UPS sofrido qualquer problema.
Um alarme sonoro e um indicador visual informam ao usuário que houve queda de tensão na rede e que a bateria está em uso.
Instalação
A maior dificuldade na instalação acontece quando os fios "fase" e "neutro" estão invertidos na tomada da rede elétrica, ou falta a conexão do fio terra.
Nesse caso, o Back-UPS não funciona, ativando a indicação luminosa de problemas.
Esse tipo de defeito pode ser corrigindo simplesmente se invertendo as conexões de "fase" e "neutro" ou se fazendo a ligação do pino de "terra". Um eletricista habilitado é a pessoa mais indicada para a realização dessas tarefas.

Texto Anterior: Mapa de genes virtual entra no ar
Próximo Texto: Saiba como funcionam os protetores dos micros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.