São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Albuquerque se filiou ao PSDB

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Carlos César Silva de Albuquerque assinou há cerca de duas semanas ficha de filiação ao PSDB, partido do presidente Fernando Henrique Cardoso, em ato que contou com a presença do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, responsável por sua indicação para o Ministério da Saúde.
Ele é gaúcho de Barra do Ribeiro, onde nasceu em 19 de julho de 1940. Formou-se em 1966 pela Faculdade de Medicina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Dois anos depois, obteve o diploma de pedagogo na mesma universidade.
Fez residência médica em terapêutica clínica. Realizou curso de pós-graduação de Especialização em Planejamento, Organização e Administração Hospitalar, na PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica), de 1977 a 1978. Lecionou na graduação e na pós-graduação de medicina da UFRGS.
Em 1984, assumiu a presidência do hospital de Clínicas de Porto Alegre, o principal estabelecimento para o ensino da medicina no Rio Grande do Sul, ligado ao governo federal. Nesse cargo, no qual permaneceu por mais de 12 anos, alcançou destaque na área de administração hospitalar.
Assumiu a presidência por indicação do então reitor da UFRGS, Francisco Ferraz, que era ligado ao PFL. Foi reconduzido duas vezes ao cargo por eleição direta.
É presidente da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino. Recentemente foi eleito para dirigir a Faculdade de Medicina da UFRGS. Casado com Nara, tem dois filhos: Rafael, veterinário, e Carlos Humberto, estudante de agronomia.

Texto Anterior: Novo ministro admite estudar saúde paga
Próximo Texto: Mudanças no governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.