São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda como começou a crise no PPB-SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A crise entre o PPB na Câmara e o prefeito Paulo Maluf começou na semana passada, quando o secretário Reynaldo de Barros criticou o trabalho de algumas administrações regionais e ameaçou transferir os serviços de limpeza para a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).
As declarações de Barros provocaram imediatamente a revolta no PTB -partido do secretário das Administrações Regionais (SAR), Arthur Alves Pinto- e, em seguida, nos pepebistas, que controlam a maioria das 26 regionais.
O fato é que a retirada do serviço de limpeza das regionais esvaziaria a importância e, principalmente, reduziria o volume de recursos destinados a esses órgãos, espécies de subprefeituras.
A Folha apurou junto aos próprios vereadores do PPB que toda a crise, no entanto, começou por causa do interesse do PFL em assumir a SAR. As críticas do secretário Reynaldo de Barros teriam sido "encomendadas" pela prefeitura.
Nem Maluf nem Pitta estariam interessados em dar uma secretaria tão estratégica ao PFL, partido que indicou o vice de Pitta.
A ameaça de reduzir o poder das regionais teria causado o desinteresse repentino do PFL em assumir a secretaria. O partido ficou com Educação e Planejamento.
"Esquecimento"
Se a ameaça de cortar o poder das regionais era apenas uma ameaça, Maluf "esqueceu" de avisar sua bancada do blefe.
O "esquecimento" causou a revolta dos governistas desinformados, que iniciaram um processo de retaliação contra Maluf e seu sucessor, Pitta.
Pensavam eles que a decisão de transferir o serviço de limpeza para a Emurb -presidida por Reynaldo de Barros- seria uma forma de lhes tirar poder.
Historicamente -o ex-governo do PT aí incluído-, os governistas ganham do prefeito o direito de nomear administradores regionais em seus redutos eleitorais.
É uma forma de os vereadores "mostrarem serviço" para seus eleitores e, assim, garantir votos futuros. As regionais executam serviços básicos: limpam ruas e bueiros, consertam buracos em ruas, podam árvores e limpam córregos, entre outras funções.

Texto Anterior: Crise pode rachar PPB
Próximo Texto: Publicação fez perfil elogiando vereador há 3 meses de eleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.