São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publicação fez perfil elogiando vereador há 3 meses de eleição

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A AR (administração regional) da Mooca publicou um perfil do vereador José Índio (PPB) em uma publicação editada em julho, três meses antes das eleições na Câmara Municipal.
A publicação de 12 páginas, coordenada pela assessoria da AR, traz fotos do vereador e textos de agradecimento -qualificando-o como o "autêntico representante da região".
José Índio controla a AR da Mooca (zona leste) há oito anos, desde que assumiu seu primeiro mandato. Na semana passada, a Folha mostrou como ele indica por meio de "cartas de recomendação" as pessoas que podem utilizar o estacionamento da AR, com o aval do administrador regional, Arlindo Afonso Alves.
Esse controle sobre as ARs rende bônus político, que é capitalizado na época da eleição. José Índio obteve 4.874 votos em 1992 na zona eleitoral da Mooca. Este ano, foram 19.102- um aumento de 292%.
Segundo o advogado Antônio Carlos Mendes, 51, especialista em direito eleitoral, a prática pode configurar até mesmo crime eleitoral, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção. "Não se pode utilizar bens ou serviços públicos para benefício político", disse.

Texto Anterior: Entenda como começou a crise no PPB-SP
Próximo Texto: PF apreende 222 kg de coca em Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.