São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amex prevê onda de calotes

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da American Express do Brasil, Roberto Cavalcanti, teme uma nova onda de inadimplência no mercado de cartões de crédito.
Segundo ele, houve um crescimento irreal do mercado neste ano, pois muitas administradoras de cartões enviaram milhares de "plásticos" gratuitos para conquistar clientes, abandonando políticas conservadoras de concessão de crédito.
'Pode haver um repique da inadimplência. As administradoras estão assumindo muitos riscos e podem pagar um preço alto no futuro", disse ele.
Este ano, mais de três milhões de consumidores obtiveram novos cartões de crédito, o que elevou a base de portadores para 17 milhões (crescimento anual de 22%), segundo previsões da CardSystem Upsi, administradora independente.
A "Amex", dona das marcas American Express e Sollo, conquistou 250 mil novos sócios desde janeiro e deve terminar o ano com uma base de clientes de 1,1 milhão. Cavalcanti diz que a empresa não terá problemas de inadimplência, pois opera com clientes com renda mais alta (R$ 2 mil por mês) e " não pegou uma lista qualquer e saiu distribuindo cartões".
O presidente da Visa no Brasil, Andres Espinosa, discorda de Cavalcanti. Para ele, não haverá uma nova onde de calotes. "Os bancos emissores de cartões sabem o que estão fazendo", diz. "Eles têm políticas de concessão de crédito adequadas para conquistar clientes sem correr riscos excessivos."

Texto Anterior: Cai inadimplência nos cartões de crédito
Próximo Texto: Segurança atrai consumidores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.