São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organelas possuem funções específicas na vida da célula

AUGUSTO PINHEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

As funções das estruturas celulares é um assunto frequente nos vestibulares. "É comum apresentarem uma célula dividida e pedirem as funções das partes constituintes", diz Clézio Morandini, coordenador de biologia do Colégio Objetivo.
A célula é constituída basicamente de três partes: membrana, citoplasma e núcleo.
A membrana, de composição lipoproteica, reveste e delimita a célula. Regula a entrada e saída de substâncias para que a célula mantenha a composição estável.
O citoplasma é a parte que fica entre a membrana e o núcleo.
"Ele é constituído de hialoplasma, líquido de preenchimento celular, e organelas", diz José Eduardo Freire, professor de biologia do cursinho Lectus.
Cada organela possui um papel específico. Os lisossomos fazem a digestão de substâncias que entram na célula. Já as mitocôndrias são responsáveis pela respiração -processo que envolve liberação de energia para as atividades celulares.
Os ribossomos realizam a síntese (produção) de proteínas. "A síntese ocorre a partir do código genético e dos aminoácidos do hialoplasma", explica José Eduardo.
No processo de divisão celular, atuam os centríolos. "Eles são os encarregados de distribuir de forma igual os cromossomos para as células filhas", diz Clézio.
O aparelho de Golgi armazena substâncias e promove a secreção celular.
O retículo endoplasmático, dividido em liso e rugoso, é responsável pelo transporte de substâncias dentro da célula. Além disso, o retículo endoplasmático rugoso também sintetiza proteínas, pois tem ribossomos aderidos às suas paredes.
Os cloroplastos aparecem apenas em células vegetais e são responsáveis pela fotossíntese. "Na presença de luz, transformam a água e o gás carbônico em glicose e oxigênio", conta Morandini.
Por fim, mas não menos importante, o núcleo. É a região que encerra no seu interior o material genético (DNA). Ele comanda todas as atividades metabólicas da célula. Se é retirado, a célula morre.
(AP)

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Escola prefere questão aberta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.