São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rivais 'sujos' prometem revanche 'limpa'

DA REPORTAGEM LOCAL; COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os pesos-pesados Riddick Bowe (EUA) e o Andrew Golota (POL) prometem um "combate limpo" na revanche que vai acontecer na madrugada de amanhã, em Atlantic City (EUA).
Quem vencer abre caminho para enfrentar o campeão mundial pela AMB (Associação Mundial de Boxe), Evander Holyfield, a quem, aliás, Bowe derrotou em novembro de 1993, quando conquistou o título mundial unificado.
Na primeira luta, em julho, no Madison Square Garden, em Nova York, o polonês Golota foi desclassificado no sétimo assalto por ter aplicado "golpes baixos".
Na ocasião, no entanto, Golota, 28, dominou toda a luta, e a decisão do juiz acabou "salvando" Bowe, 29, de um provável nocaute.
"Espero uma luta limpa, mas ele (Bowe) é um lutador sujo, e todos sabem. Não posso ser responsabilizado por meus atos", diz Golota.
"Eu estava 'anestesiado'. Não conhecia a forma de ele (Golota) lutar. Agora, eu não serei surpreendido", afirma Bowe.
Se a "forma" de lutar de Golota inclui golpes abaixo da cintura, Bowe tem entre suas "especialidades" socos na nuca e cotoveladas. Também costuma atingir o adversário quando ele já está no chão.
Agora, Bowe perdeu peso (está com 105 kg, 8 a menos que em julho), contra 108 kg de Golota. O norte-americano também perdeu seu técnico, o lendário Eddie Futch, 85, -que treinou seis campeões mundiais da categoria.
Depois da luta com Golota, Futch abandonou a função se dizendo profundamente decepcionado com a atuação do seu "pupilo".
Confusão
Uma briga que começou entre assistentes dos dois adversários e depois se espalhou entre a torcida, marcou o primeiro confronto. Saldo: 12 feridos (entre eles Lou Duva, técnico de Golota) e 14 presos.
Para evitar novos conflitos, mais de cem seguranças e policiais estão encarregados na segurança.
Cerca de mil descendentes de poloneses devem estar presentes à luta -entre os 12 mil espectadores- para torcer por Golota.

Com agências internacionais
NA TV - Globo, a partir das 2h50

Texto Anterior: Modelo vira namorada de Ronaldinho pelo telefone
Próximo Texto: Adversários têm estilo de vida diferente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.