São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa também assiste à alta do futebol português

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só a Portuguesa que passa ótimo momento. O futebol português, como um todo, está em alta.
Além de a seleção de Portugal ter sido uma das "sensações" da Eurocopa este ano, os principais jogadores do país têm se destacado em grandes equipes européias.
Nos supertimes espanhóis de Barcelona e Real Madrid, por exemplo, jogam mais portugueses (4) que brasileiros (3).
O Barcelona, por mais que confie na dupla Ronaldinho-Giovanni, não prescinde do talento do meia português Figo. Além dele, outros dois lusitanos fazem sucesso no time catalão: o goleiro Vítor Baía e o zagueiro Fernando Couto.
Se na lateral esquerda o Real Madrid tem Roberto Carlos, na direita a equipe conta com Secretário.
A Juventus, de Turim, atual campeã européia e mundial de clubes, conta com o zagueiro Dimas em seu elenco e tinha até a última temporada o meia Paulo Sousa.
Outro craque lusitano que atraiu a atenção dos italianos é Rui Costa, meia que brilha na Fiorentina.
O futebol português também conquistou a Inglaterra. O zagueiro Fernando Nelson, em boa fase no Aston Villa, foi convocado para a seleção de Portugal, que enfrenta hoje a Alemanha, pelas eliminatórias da Copa -Portugal lidera o Grupo 9 das eliminatórias européias, com sete pontos.
Esta semana, porém, o futebol português teve grande baixa: o meia Paulo Futre, um dos mais talentosos jogadores do país, anunciou o fim de sua carreira devido a uma lesão no joelho esquerdo.
Clubes
Os dois principais clubes de Portugal, Porto e Benfica, fazem boas campanhas nas copas européias.
O Porto, representante português na Copa dos Campeões, principal competição interclubes da Europa, conseguiu ser campeão invicto do Grupo D, que tinha o poderoso Milan, da Itália.
Foram cinco vitórias e um empate. O resultado mais expressivo foi obtido em pleno estádio San Siro, em Milão. O Porto venceu o Milan por 3 a 2, com dois gols de Jardel.
A equipe do Porto enfrenta, nas quartas-de-final da competição, o Manchester United, da Inglaterra.
O Benfica, do técnico brasileiro Paulo Autuori, segue firme na briga pelo título da Recopa, segundo torneio interclubes da Europa.
A equipe está nas quartas-de-final da competição e terá como adversário a Fiorentina, da Itália.
Desde 87, quando o Porto conquistou a Copa dos Campeões e o Mundial interclubes, uma equipe portuguesa não vence um título internacional importante.

Texto Anterior: O Dia D
Próximo Texto: País é 'eldorado dos brasileiros'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.